Novas propostas para o Parque Iguaçu são expostas em Capanema

O prefeito Américo Bellé e o vice-prefeito José Carlos Balzan, de Capanema, receberam a Cibele Munhoz Amato, chefe do Parque Nacional do Iguaçu, e José Ulisses dos Santos, responsável pela Área de Uso Público do Parque Nacional.

Nesta reunião, ocorrida dia 27 de abril, Cibele e Ulisses explanaram sobre os novos processos de fomento e segurança, que entraram em vigor perante a atuação de uma nova concessionária, que deve iniciar os trabalhos em 2022, com duração do contrato para 30 anos.

Dentre as novas atribuições, algo que despertou esperança e novos planejamentos por parte da administração municipal de Capanema, foi a informação de que a próxima concessionária terá de fomentar novas ações de desenvolvimento junto aos municípios do entorno do Parque.

As melhorias deverão ser realizadas no prazo de cinco anos e irão promover mais conforto, segurança e novos atrativos para os turistas, contribuindo com a proteção ambiental e impulsionando o turismo com geração de emprego e renda. Também estão previstos investimentos em pesquisas científicas e atividades de educação ambiental. Serão realizadas duas audiências públicas (com o objetivo de receber contribuições, subsídios e sugestões sobre o projeto), sendo uma em Foz do Iguaçu no dia 20 de maio e outra em Céu Azul, no dia 21 de maio, das 9 às 12h, em local a ser confirmado. O prazo para envio das contribuições vai até 27 de maio.

Em reunião, também foram abordados diversos projetos que o município vem trabalhando em prol do turismo e dos produtores locais. Um dos projetos expostos por Raquel Szimanski, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, refere-se à produção e venda do mel produzido às margens do Rio Iguaçu, e que hoje é considerado um dos melhores do Paraná, devido a sua diversidade em florada e sua ligação com o Parque Nacional do Iguaçu.

Alecxandro Noll, diretor do Departamento Municipal de Turismo, João Pedro Markus, secretário da Indústria, Comércio e Turismo apresentaram projetos que serão analisados e trabalhados posteriormente pelo comitê gestor do parque. Também participaram do encontro Guilherme Alexandre, secretário de Planejamento, e o engenheiro florestal Duarte.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão com Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *