Ouça Ao Vivo

5 de fevereiro de 2025 06:48

Carregando...

Volta das aulas presenciais não tem data, diz ministro da Educação

às
Julio Cesar Alves

O Ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou ontem em entrevista ao programa A Voz do Brasil, que o governo federal planeja metas para o retorno gradual ao ensino presencial, mas que esse retorno não acontecerá a qualquer preço, e sim com critérios e decisões que respeitem a dimensão continental do Brasil e as diferentes condições sanitárias das regiões. As infoirmações são da Agência Brasil.

Sobre o calendário do possível retorno, o ministro afirmou que o recrudescimento da pandemia não era esperado, e que datas específicas não podem ser firmadas ainda, tendo em vista a atual situação da pandemia de Covid-19. “Nós não temos um prazo. Isso depende muito da situação local. Com o advento da vacinação, teremos condições de retornar, logo logo, com segurança”, afirmou.

Com a impossibilidade de aulas presenciais, as aulas remotas via internet se tornaram ferramentas básicas de educação. Segundo informou o ministro da Educação, mais de 76 mil escolas públicas em cerca de 5 mil municípios receberam verbas do programa Educação Conectada para implementar projetos de educação à distância.

“Investimos perto de 250 milhões [em conectividade para escolas públicas]. Vale lembrar que alunos de escola pública que não tem o mesmo acesso à educação de alunos oriundos de escolas particulares são amparados pela lei que regulamenta o acesso às universidades públicas, com reserva de 50% das vagas”, explicou o ministro.

No Paraná as aulas que iniciariam de forma híbrida — com parte dos estudantes em aulas presenciais e a outra online — foram adiadas por causa do aumento de casos nas últimas semanas no Estado. O adiamento é até a próxima semana,mas pode ser estendida caso o avanço da doença permaneça.

O ministro também falou que a pandemia é a responsável pelo alto índice de abstenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além da vasta preocupação com a pandemia de Covid-19, a situação emergencial de Manaus pode ter influenciado na ausência de estudantes. “Imagine os pais de uma criança, de um adolescente, que faria a prova como treineiro, sem compromisso, e ouvir o que houve em Manaus”, explicou.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Agência Brasil

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Geral
Geral
Esporte
Ampére
Ampére
Esporte

Em Alta

Policial
Ampére
Policial
Esporte
Ampére
Regional
Geral
Esporte
Geral