Ouça Ao Vivo

18 de março de 2025 11:31

Carregando...

Vacina contra Covid-19 que seria testada no Paraná é suspensa

às
Julio Cesar Alves

A Johnson & Johnson interrompeu seu estudo da vacina Covid-19, que começaria a ser testada na fase 3 com 1000 curitibanos na segunda quinzena de outubro, porque um de seus participantes adoeceu. O anúncio foi feito nesta segunda (12) à noite.

O ensaio clínico de 60.000 pacientes em todo o mundo foi imediatamente pausado, segundo o site Stat News, o que significa que o sistema online que inscreve os pacientes foi fechado e o comitê independente que monitora a segurança do paciente no ensaio clínico será convocado. Segundo a Johnson & Johnson, “ um participante do estudo sofreu uma doença inexplicável”, sem fornecer mais detalhes.

A vacina da empresa pela imunização foi a quarta a obter autorização da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) de testes de fase 3 no Brasil, onde seria testada com 7 mil participantes. Essa etapa de testes aceitou participantes acima dos 60 anos e com doenças preexistentes como, por exemplo, diabetes, hipertensão, asma e HIV. A idade mínima para participar era de 18 anos.

Os estudos até a fase 2 eram promissores. De acordo com o estudo, publicado na plataforma MedRxiv, que reúne análises antes de sua revisão por partes, 99% dos participantes entre 18 e 55 anos de idade apresentaram anticorpos nas primeiras fases detectáveis e 98% dos participantes apresentaram anticorpos neutralizantes no 29º dia pós-vacinação. A vacina ainda induziu fortes respostas de células T, outro componente fundamental na defesa do organismo, bem como resposta de Th1, que acredita-se ser protetora contra o risco de doença respiratória mais grave.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: Divulgação

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Regional
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Policial
Esporte
Policial