Abrir uma empresa no Paraná leva em média 3 dias e 14 horas

O Ministério da Economia publicou na semana passada o Mapa de Empresas de setembro, quando foram abertos 252.840 negócios a mais do que foram fechados no País. Junto com a publicação também foi divulgado o tempo de abertura de empresas nos estados. Neste ranking, o Paraná aparece entre os mais demorados nos trâmites para se abrir uma nova empresa, com tempo médio de 3 dias e 14 horas, entre a viabilidade e registro no segundo quadrimestre do ano.

Em relação ao primeiro quadrimestre, o Paraná viu subir sua média em mais um dia e 6 horas. Com 2 dias e 8 horas de média entre janeiro e abril, o Estado ocupava o novo lugar entre os estados.

No Brasil, cada empresa levou em média 2 dias e 21 horas para ser aberta em setembro, o mesmo tempo registrado em agosto. Do total de empresas criadas no mês passado, 32,8% demorou menos de um dia para abrir. Piores que o Paraná estão apenas Pernambuco (4 dias), Santa Catarina (4 dias e 1 hora) e Bahia (7 dias e 18 horas).

O estudo do Ministério também apresenta o tempo médio nas Capitais e, assim como o Estado, Curitiba não está bem. Na Capital se leva em média 3 dias e 6 horas para se abrir uma empresa. Curitiba fica à frente apenas do Recife-PE (3 dias e 19 horas) e de Salvador-BA (9 dias e 17 horas), e do Rio de Janeiro, que aparece sem dados no estudo. Os dados são referentes ao segundo quadrimestre deste ano (maio a agosto).

A Estratégia de Governo Digital prevê a redução do tempo médio de abertura de empresas no país para apenas um dia até o fim de 2022. Em 21 meses, o intervalo caiu quase à metade. Em janeiro do ano passado, cada empresa levava, em média, 5 dias e 19 horas para ser aberta.

Fonte: Portal Bem Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *