Túnel de contenção de cheias em Francisco Beltrão terá comporta basculante de 12 toneladas

Chegou nesta semana em Francisco Beltrão uma peça importante que será instalada na obra de Contenção de Cheias que está sendo executada no município. Trata-se de uma comporta basculante de 12 toneladas, medindo 12 metros de largura por quatro metros de altura. A peça foi produzida na cidade de Joaçaba (SC) e chegou escoltada por transporte especial e batedores.

A comporta será instalada na entrada do túnel, que está localizado junto ao Parque de Exposições Jaime Canet Júnior. Ela servirá para liberar a água quando o nível do Rio Marrecas atingir certa vazão e assim evitar os alagamentos. A previsão é que até o início do mês de março a comporta seja instalada. Atualmente estão sendo executadas obras de alvenaria que darão suporte a peça.

Comporta foi transportada em veículo com excesso lateral. Foto: Asssessoria de Comunicação
O próximo passo da obra de contenção das cheias em Francisco Beltrão será o desvio do rio Urutago de dentro do Parque de Exposições Jaime Canet Junior para o túnel. Na sequência o rio será alargado e aprofundado do trecho do parque até o Marrecas. Por causa desta obra quatro novas pontes deverão ser construídas.

“Estamos andando rapidamente para que, em breve, possamos usufruir dos benefícios desta importante obra”, destacou o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana que acompanhou a chegada da comporta basculante junto com os responsáveis pela execução da obra.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *