Ouça Ao Vivo

26 de julho de 2025 05:45

Carregando...

Programa Mãos Amigas amplia atuação no NRE de Francisco Beltrão

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

O Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão acaba de receber um reforço importante para a manutenção das escolas estaduais. O chefe do Departamento de Programas e Projetos Especiais do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), Claus Marchiori, esteve no município para realizar a entrega de novos equipamentos, materiais e uma van Sprinter, além de anunciar a ampliação do Programa Mãos Amigas, que agora contará com duas equipes atuando nos 20 municípios jurisdicionados ao NRE.

Entre os materiais entregues estão equipamentos elétricos e a gasolina, como podador, roçadeira, motosserra, furadeira, parafusadeira, serra mármore, soprador, além de ferramentas manuais, uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com essa estrutura, o atendimento às escolas da região será mais ágil e eficiente.

Criado em 2012, o Programa Mãos Amigas é uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná que envolve a Secretaria de Estado da Educação, a Fundepar, o Departamento de Polícia Penal (DEPEN) e a Secretaria de Segurança Pública. A ação promove a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio do trabalho em serviços de manutenção nas escolas estaduais, com remissão de pena e aprendizado profissional.

“O Mãos Amigas se mostrou eficiente, tanto na conservação dos espaços escolares quanto no processo de reintegração social. Hoje, estamos presentes em 14 regionais do Paraná, com 23 equipes em atividade — agora, com a segunda equipe em Francisco Beltrão, chegamos à 24ª”, destacou Marchiori.

O programa funciona de forma integrada com os Núcleos Regionais de Educação. Os diretores das escolas solicitam os serviços, que passam por uma triagem técnica. Uma vez aprovada a demanda, a escola fica responsável apenas pela compra de materiais de construção, enquanto a mão de obra é fornecida sem custo, financiada pela Fundepar.

“Um dos grandes diferenciais do programa é a economia gerada para as escolas, que não precisam contratar empresas terceirizadas ou arcar com altos custos por metro quadrado”, explicou Marchiori.

Além da economia e da agilidade, o programa também se destaca pela flexibilidade. Em situações emergenciais, como vendavais ou danos estruturais repentinos, as equipes do Mãos Amigas conseguem atuar de forma imediata. Marchiori citou o caso recente em Guarapuava, onde uma equipe atuou em um fim de semana para recuperar uma escola atingida por um vendaval, evitando a interrupção das aulas.

“Em vez de passar por todo o processo burocrático de licitação e liberação de verbas, o programa consegue atuar com rapidez, entregando soluções imediatas às escolas. É uma vitória para a educação e para o sistema prisional”, finalizou.

Com a segunda equipe em funcionamento, Francisco Beltrão passa a ter maior capacidade de atendimento às demandas escolares, consolidando o município como referência na execução do Programa Mãos Amigas.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Policial
Regional
Policial
Geral
Policial
Geral

Em Alta

Regional
Policial
Policial
Policial
Geral
Regional