Planalto recebe a 13ª base do Samu na região

Moradores de pelo menos quatro municípios da região de fronteira serão beneficiados com atendimento de urgência e emergência mais rápido. É que entrou em funcionamento, na semana passada, a nova base descentralizada do Samu em Planalto; que irá atender também a população de Capanema, Pérola D’Oeste e Bela Vista da Caroba.

Esta é a 13ª base do Samu no Sudoeste e foi implantada dentro de um projeto de descentralização dos atendimentos. Este pacote também contemplou a criação das estruturas em Ampere e Itapejara D’Oeste. Os municípios que possuem estas bases pagam um percentual a mais no rateio das despesas do serviço, que também tem participação federal e estadual.

Segundo a coordenadora geral do Ciruspar, Kelly Cristina Custodio dos Santos, “a instalação da nova base em Planalto se justifica tecnicamente pelo município estar num importante entroncamento rodoviário”. A região atendida pela equipe é cortada pela BR-163 e possui interligação com outras rodovias estaduais, com muitos registros de acidentes.

Além de socorrer feridos em acidentes automobilísticos, o Samu atende pacientes com outros tipos de trauma (como quedas) e emergências médicas em geral. Na primeira semana de operação da nova unidade, foram contabilizados 16 atendimentos e Kelly estima que esse número seja de cerca de 50 a 60 casos por mês.

A base do Samu foi instalada na estrutura que abrigava o Bombeiro Comunitário no município, cedida pela Prefeitura. Para ampliar o serviço, o Ciruspar contratou 12 novos profissionais: são seis técnicos socorristas e seis condutores socorristas, que trabalham em regime de escala. Duas ambulâncias de suporte básico operam na unidade, mas uma delas serve como reserva.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: SAMU Sudoeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *