Ouça Ao Vivo

21 de junho de 2025 10:35

Carregando...

Gestores de saúde reforçam importância de medidas de prevenção

às
Julio Cesar Alves

A última reunião ordinária do ano da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB), realizada nesta quarta-feira (9), por meio de videoconferência, reafirmou a importância de a população manter o distanciamento e o isolamento para prevenir a Covid-19 e ressaltou a necessidade de atenção redobrada em relação à Covid-19 por parte do Estado e municípios no período das festas de fim de ano.

“Não podemos baixar a guarda neste período, temos que seguir em alerta geral pois vivenciamos uma curva ascendente de casos, internamentos e óbitos no Estado. Por isso reafirmamos que a hora é de ainda mais união entre os gestores”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“O momento também é de grande expectativa em torno da vacina contra a Covid-19 e reiteramos aqui, junto aos gestores e à população paranaense, a total confiança do Governo do Estado no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que definirá as estratégias a serem tomadas para a vacinação no país. Confiamos que o PNI é a solução de isonomia quanto a definição sobre a manufatura e distribuição da vacina para todos os estados”, afirmou.

“A vacina vai chegar, mas até que a imunização alcance os resultados esperados, as medidas restritivas devem ser mantidas e para isso contamos com apoio de todos os municípios”.

O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Júnior, destacou a cooperação de todos os municípios durante os nove meses de enfrentamento da pandemia. “Sabemos da exaustão de todos, mas temos que nos manter permanentemente mobilizados e projetar com segurança maior os próximos passos deste combate”.

A manutenção das medidas de prevenção também foi ressaltada pela presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Ângela Pompeu. “É uma situação atípica para todos e a parceria é fundamental”, disse ela.

ALERTA – Durante a reunião, a Secretaria da Saúde apresentou um balanço da atual situação epidemiológica e de ocupação de leitos diante da pandemia. A coordenadora e Vigilância Epidemiológica, Acácia Nasr, destacou que a média móvel no Paraná registra hoje 31 óbitos.

Segundo o diretor de Gestão em Saúde da Secretaria, Vinícius Filipak, a capacidade operacional adicional de leitos está no limite no Paraná. “As quatro macrorregiões apresentaram crescimento súbito de ocupação. Extrapolamos nestas duas últimas semanas o platô do período do inverno, quando junto com a Covid também tínhamos muitas internações por outras doenças respiratórias”, disse.

MEDIDAS INDISPENSÁVEIS – Ele explicou, ainda, que o atual estágio da pandemia exige investimento em ações qualificadas para a redução da transmissão. “A abertura de leitos não é a única resposta para o enfrentamento. Ninguém enfrenta pandemia apenas com leitos. Reafirmamos que as medidas restritivas de circulação, distanciamento e isolamento são indispensáveis até a chegada da vacina e de medicamento para a doença”, afirmou Filipak.

Até o momento, informou Filipak, 99% dos pacientes que apresentaram Covid-19 no Paraná foram internados na macrorregião de origem. A estratégia tem tido êxito, mas nossa capacidade está no limite e já começamos a apresentar uma espera indesejável para esses internamentos. Por isso a necessidade deste alerta a todos os municípios e também à população para o reforço das medidas de prevenção e de restrição”.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Esporte
Regional
Policial
Regional
Regional

Em Alta

Policial
Esporte
Regional
Regional
Regional
Regional
Pinhal de São Bento
Geral
Policial