Ouça Ao Vivo

27 de outubro de 2025 12:48

Carregando...

Deputado Vermelho defende o Sudoeste e cobra mais infraestrutura logística na região

27/10/2025
às10:01
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

O deputado federal Vermelho (PP-PR) participou nesta sexta-feira (24) de um encontro na região da AMSOP (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), em Francisco Beltrão, onde fez um forte discurso em defesa da região que, segundo ele, “é uma das mais produtivas e ricas do Paraná, mas não recebe a devida atenção dos governos estadual e federal”.

Com laços profundos com o Sudoeste, Vermelho lembrou sua trajetória: nasceu na Seção Jacaré, em Beltrão, foi agricultor, caminhoneiro e prefeito de Salto do Lontra, e destacou que conhece de perto as dificuldades e potencialidades da região. “Nos anos 1970, o Sudoeste era conhecido como o Vale da Pobreza. Hoje é símbolo de riqueza e progresso, mas o Estado precisa fazer o dever de casa devolvendo à população o que ela mais precisa”, afirmou.

O parlamentar destacou o crescimento econômico do Sudoeste, impulsionado por um agronegócio diversificado e moderno. “Temos uma agroindústria robusta, que equilibra produção vegetal e animal, uma pecuária forte e uma agricultura familiar que se profissionaliza a cada ano. Produzimos soja, milho, trigo, aves e suínos que sustentam o Paraná”, disse.

Apesar desse cenário positivo, Vermelho criticou a falta de investimentos em infraestrutura, especialmente nas estradas. “A região evoluiu, os caminhões evoluíram com alta tecnologia, mas as estradas não acompanharam essa evolução. Sustentamos o Estado, mas seguimos sem a estrutura necessária para continuar crescendo”, ressaltou.

O deputado defendeu melhorias imediatas nas rodovias, abertura de novas rotas de escoamento e um cronograma de obras de curto, médio e longo prazo, destacando que a infraestrutura é essencial para gerar mais emprego e renda. “Temos lideranças empenhadas — a AMSOP, associações comerciais, cooperativas — mas outras regiões continuam recebendo grandes investimentos, enquanto nós ficamos com paliativos”, criticou.

Vermelho também lamentou que o escritório do DER criado para atender o Sudoeste ainda não tenha sido colocado em funcionamento. “Hoje dependemos de Cascavel, o que é um absurdo. A região merece mais respeito e consideração pelo que representa para o Estado”, disse.

INDÚSTRIA DA MULTA
Em outro momento, o deputado condenou o que chamou de “indústria da multa” nas estradas. “É um absurdo o sistema de balanças que não considera a gaiota como um todo no peso e ainda proíbe nove eixos. Estão esfolando caminhoneiros e transportadores com multas injustas — às vezes por uma simples lanterna queimada”, afirmou.

Vermelho criticou a terceirização da fiscalização de trânsito, que, segundo ele, aumentou o caráter arrecadatório. “Usam carros descaracterizados, ficam escondidos e multam sem razão. Precisamos de mais orientação e educação, e menos punição. Estamos cansados de pagar multas. Onde vamos parar?”, questionou.

Fonte: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Esporte
Policial
Policial
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Esporte
Regional