Ouça Ao Vivo

2 de julho de 2025 12:28

Carregando...

Contorno de Pato Branco facilita o escoamento da produção

às
Julio Cesar Alves

O Contorno Noroeste de Pato Branco tem 5,2 quilômetros. O empreendimento interliga a BR-158 (ligação com Coronel Vivida, a sete quilômetros do primeiro viaduto urbano de Pato Branco), à PR-493 (sentido Itapejara D´Oeste). O principal objetivo é desviar o tráfego pesado da área urbana do município e facilitar o escoamento logístico. A obra conta com 20 mil toneladas de asfalto, uma ponte, um viaduto e uma rotatória.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior afirma que implantações de trechos até então inexistentes são fundamentais para que o Estado consolide seu papel de protagonista na cadeia logística da América do Sul. A conexão também facilita o trânsito comercial com a PRC-280, principal corredor de exportação dos municípios da divisa com Santa Catarina aos portos paranaenses.

“Pato Branco é um dos polos do Sudoeste e está investindo cada vez mais em inovação, tecnologia associada à produção agrícola, além do setor de serviços. Esse planejamento em torno do contorno leva em conta a necessidade de resolver um gargalo urbanístico e possibilita a atração de novos investimentos”, destaca o governador.

Segundo Guto Silva, chefe da Casa Civil, o novo contorno é uma marca da prosperidade. “A região Sudoeste tem ajudado o Paraná a crescer com o agronegócio e suas indústrias, e é um polo de atração de jovens. Essa obra custeada pelo Governo do Estado é um sonho que sai do papel para ajudar o município a fortalecer as suas vocações”, acrescenta.
Crescimento
O Contorno Noroeste é um estágio fundamental dentro do plano diretor municipal porque Pato Branco não consegue mais crescer no sentido de Vitorino e Mariópolis, ao Sul, e planeja o uso urbano responsável em direção à obra.

“Futuramente esse trecho entre o trevo da atual saída da cidade e o viaduto deve ser municipalizado, virar uma avenida, e a estrada federal será desviada por essa nova implantação”, afirma Paulo Melani, gerente de Obras e Serviços do DER.

O contorno também responde a uma das principais demandas da Associação Empresarial de Pato Branco. “A rodovia é moderna, com acostamento e alto nível de segurança, além de um tráfego estimado em 20 mil veículos por dia; é a principal obra estruturante do município”, afirma o presidente da entidade, Ezaul Zillmer.

Obra
Os 100 mil metros quadrados novos implementados em Pato Branco compreendem um viaduto de concreto armado em desnível de 45 metros na BR-158, com vigas que pesam mais de 50 toneladas e têm mais de 1,80 metro de altura; um trecho de 5,2 quilômetros em asfalto de 7,20 metros de largura com 3 metros de acostamento de cada lado, inclusive com terceira faixa; uma ponte sobre o Rio Ligeiro, também de 45 metros, cerca de um metro acima da cota máxima da cheia; e uma rotatória de 100 metros de diâmetro no ponto final, na PR-493.

Ao longo do trecho foram feitas 17 desapropriações, cercas nas áreas de agricultura, bueiros, pontilhões, canais, sarjetas e valetas para drenagem (superficial e subterrânea) e escoamento adequado das águas da chuva e asfalto no acesso a vias laterais municipais.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Regional
Pinhal de São Bento
Geral
Policial
Ampére
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Regional
Ampére
Policial
Geral
Regional
Pinhal de São Bento
Geral
Esporte