Ouça Ao Vivo

2 de agosto de 2025 14:53

Carregando...

Com avanço de 9%, indústria paranaense foi a terceira que mais cresceu em 2021

às
Silvonei Casarim

A indústria paranaense fechou 2021 com avanço de 9% com relação o ano anterior, o terceiro maior crescimento do País no ano passado. O Estado ficou atrás apenas de Santa Catarina (10,3%) e Minas Gerais (9,8), de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média do País no ano passado foi de 3,9%, cinco pontos percentuais abaixo.

Segundo o IBGE, o Paraná teve uma das maiores influências no resultado anual nacional. O boom foi puxado pelo setor de máquinas e equipamentos, com aumento na produção de máquina para colheita e nos tratores agrícolas, e também no setor de veículos, com aumento na produção de caminhão trator para reboques e caminhões e automóveis.

A produção industrial paranaense também foi uma das que mais cresceu em dezembro, perante o mês anterior, com alta de 7,6%, o melhor resultado do Sul do País, já que os outros dois estados tiveram queda no período. O resultado do último mês do ano foi o melhor em 2021. Dos 12 meses do ano, o Estado teve taxas positivas em seis deles.

Em dezembro, apenas o Amazonas (14%) e Goiás (8,8%) ficaram à frente do Paraná, e a média nacional de crescimento com relação a novembro foi de 2,9%. Dos 15 locais avaliadas pelo IBGE, nove apresentaram resultados positivos no acumulado do ano e 10 avançaram em dezembro.

O Estado também foi uma das poucas localidades que expandiu a produção industrial em dezembro de 2021 com relação ao mesmo mês de 2020, momento ainda anterior à vacinação contra a Covid-19, com aumento de 2,2%. Neste recorte, apenas cinco estados tiveram saldo positivo: Mato Grosso (23,1%), Goiás (8,3%), Rio de Janeiro (6,5%) e Amazonas (2,3%). No País, a baixa no período foi de 5%.

“Tivemos um ano desafiador em 2021 e a indústria continuou dando respostas positivas na economia do Estado. Houve um esforço coletivo muito grande para manter os investimentos, aumentar as contratações, diversificar a tecnologia. Somos líderes globais em alguns segmentos como a indústria de alimentos, automóveis, madeira e máquinas e equipamentos”, afirmou o governador.

SETORES – A indústria paranaense foi puxada, no ano passado, pela produção de máquinas e equipamentos, que avançou 49,6% ante 2020. A indústria automobilística também se destacou, consolidando a retomada após o impacto da pandemia de Covid-19. O crescimento na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias subiu 30,4%.

Também avançaram as indústrias de fabricação de produtos de madeira (24,2%); de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (17,4%); produtos de minerais não metálicos (12,9%); outros produtos químicos (8,5%); bebidas (5,4%); máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,8%); e produtos de borracha e de material plástico (2,4%).

As únicas quedas foram na fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-0,1%); móveis (-0,8%); celulose, papel e produtos de papel (-1,6%); e produtos alimentícios (-6%).

Com relação a dezembro de 2020, se destacaram a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (30,2%); máquinas e equipamentos (9,2%); outros produtos químicos (7,2%); bebidas (6,4%); produtos de madeira (6,1%); e produtos alimentícios (0,9%).

Fonte: AEN  Foto: Gilson Abreu

Foto de Silvonei Casarim

Silvonei Casarim

Redator/Locutor

Veja também

Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento