Ouça Ao Vivo

7 de outubro de 2024 07:37

Carregando...

Aulas de Educação Financeira ajudam a criar hábitos conscientes

às
Julio Cesar Alves
5

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte iniciou este ano um novo componente curricular no Ensino Médio – a Educação Financeira. O objetivo é que a nova geração cuide melhor das finanças pessoais, pois saber administrar o orçamento familiar e ter um planejamento financeiro faz a diferença no presente e no futuro.

Segundo a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada em março pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 67,3% das famílias brasileiras estavam endividadas. Aquelas inadimplentes, ou seja, com contas ou dívidas em atraso, eram 24,4% e as que declararam não ter condições de pagar as dívidas em atraso somaram 10,5%.

“Não é trabalhar apenas a Matemática, mas, mais que isso, o comportamento social”, define o professor Kiiti Ito, do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em Londrina.

Ele, que leciona Matemática há 21 anos na rede estadual, agora também dá aulas de Educação Financeira para cinco turmas do 3º ano e uma do 1º. Antes mesmo de saber que o componente seria implementado, logo no começo da pandemia, no ano passado, o professor havia iniciado, coincidentemente, cursos de finanças pessoais e matemática financeira. “Quando descobri que teria o novo componente, pensei: quero dar essa aula”, comenta.

Percentagem, funções, frações, gráficos, tabelas, números reais e juros simples e compostos servem de suporte para aplicar a Matemática em situações cotidianas que envolvem o uso e administração do dinheiro, com o objetivo de desenvolver hábitos e comportamentos conscientes impactando diretamente no planejamento de vida individual e familiar.

“Aplicamos em situações práticas, como o desejo de comprar algo. Falamos da regrinha das quatro perguntas: eu quero? Preciso? Posso pagar? Devo comprar? Uma vez decidida a compra, abordamos o benefício de uma compra à vista, os juros se ela for a prazo, e outras questões com inflação, dólar e demais fatores que podem impactar dependendo do produto”, exemplifica Kiiti, que tem solicitado aos alunos que conversem com os pais sobre as aulas e sejam agentes multiplicadores do processo.

“Acho a disciplina muito importante, já que diz respeito ao cotidiano de todos, principalmente quando começamos a ter mais contato com essas situações envolvendo dinheiro, perto de ingressar no mercado de trabalho”, diz o estudante Gabriel Aquino, do 3º ano do Marcelino Champagnat. “As aulas me surpreenderam, as discussões que o professor propõe entre os alunos, perguntas feitas e o engajamento para o assunto são muito corretos”, avalia.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Anuncie Aqui

1280x350

Veja também

Geral
Geral
Geral
Geral
Ampére
Ampére
Ampére
Regional

Anuncie Aqui

1280x350

Anuncie Aqui

920x500

Em Alta

Ampére
Ampére
Geral
Geral
Geral
Geral