Ouça Ao Vivo

12 de fevereiro de 2026 11:31

Carregando...

Alunos das Apaes do Paraná começam a receber kits com materiais escolares

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) iniciou nesta quarta-feira (11) a entrega inédita de kits escolares para Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e coirmãs. É a primeira vez que estudantes das instituições especializadas recebem os materiais escolares fornecidos pelo Governo do Estado, assim como ocorre nas mais de 2 mil escolas estaduais desde o ano passado.

A entrega dos kits escolares continua durante as próximas semanas, quando mais de 56 mil alunos das Apaes e coirmãs receberão os materiais. O investimento superior a R$ 3 milhões contempla cerca de 400 instituições, entre Apaes, escolas bilíngues, centros especializados, organizações da sociedade civil, institutos, fundações e projetos de língua indígena.

“Nós sabemos o quanto as Apaes e as coirmãs fazem pela educação especial do Paraná. Nada mais justo do que destinarmos esse material, que entregamos para toda a rede estadual, também a essas instituições, de forma gratuita. Dessa forma, o Governo do Estado consegue aliviar o bolso dos pais nesse começo de ano. É assim que o Governo do Paraná apoia e incentiva a educação especial, que é referência para o Brasil”, destacou o secretário da Educação, Roni Miranda, na entrega dos materiais aos alunos da Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, em Curitiba.

A Fepe atende mais de 300 estudantes de diferentes idades, a partir dos 6 anos. Nesta quarta-feira (11), os alunos da instituição receberam os kits compostos por 32 itens, entre cadernos, canetinhas, lápis, apontadores, borrachas, cola, régua e outros. O modelo é o mesmo entregue aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede estadual de educação.

“Eu gostei muito de todas as coisas. Tem lápis, lápis de cor, tem borracha. Nos outros anos não tinha isso, e é importante pra gente melhorar, estudar mais, prestar atenção e fazer novos amigos”, opinou Miguel dos Santos, de 11 anos. “Eu gosto de escrever, desenhar e colar as coisas. Eu gostei do lápis de cor, do apontador, de todas as coisas”, acrescentou Rafael Maia de Souza, estudante de 30 anos.

Conforme a diretora da Fepe, Dinéia Urbanek Rusche Jorge, a iniciativa representa, também, a valorização do trabalho desenvolvido pelas escolas especializadas do Paraná.

“A cada ano que passa, a Secretaria da Educação tem uma inovação para nos oferecer, e os kits vieram para acrescentar a todos os repasses que já são dados. Os nossos alunos vêm, em sua maioria, de bairros com pouca infraestrutura e de famílias com pouco poder aquisitivo. A alegria deles e das famílias em serem reconhecidos, serem valorizados, passa também pela valorização da pessoa, pela dignidade, pelo respeito e pelo acesso à educação”, opinou.

Para Maria Lucia Moreira, presidente da Associação de Pais e Professores da Fepe e mãe da estudante Milena Moreira, a entrega dos kits escolares também significa um alívio nos custos da família. “Nós ficamos muito felizes, afinal de contas, o material escolar é um aperto no nosso orçamento do começo do ano, e isso veio para ajudar. Os alunos estavam ansiosos para receber e estão muito felizes. É uma ajuda mais do que merecida para essas instituições, que fazem um trabalho especial em todos os sentidos”, afirmou.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Geral
Policial
Ampére
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Ampére