Ouça Ao Vivo

9 de maio de 2025 19:02

Carregando...

Mesmo com dias chuvosos nas últimas semanas, colheita da cultura avança no Paraná

às
Julio Cesar Alves

Os dias predominantemente nublados e chuvosos das últimas semanas não impediram totalmente a colheita do trigo no Paraná. O avanço foi consistente, com crescimento de 16 pontos porcentuais em relação ao que se verificava há duas semanas. Esse é um dos assuntos abordados no Boletim de Conjuntura Agropecuária referente à semana de 15 a 21 de outubro. documento é preparado pelos técnicos do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O levantamento realizado a campo mostra que já foram colhidos 74% da área total de trigo paranaense, estimada em 1,21 milhão de hectares. Com condições climáticas mais propícias para o trabalho desde quarta-feira, 20, espera-se que o processo seja acelerado ainda mais, reduzindo o pequeno atraso que se verifica e possibilitando que se posicione mais próximo da média para este período do ano.

Em decorrência das condições climáticas nas localidades de colheita mais recente, o PH do cereal está mais baixo. No entanto, o produto mantém qualidade suficiente para uso na panificação. O que se observa no campo são alguns pontos de acamamento das lavouras e perda de peso nos grãos. Essa situação, aliada às quebras por seca, podem levar a novo rebaixamento na previsão de safra, a ser anunciada ainda em outubro. No mês passado, a projeção era de 3,5 milhões de toneladas.

Na região de Francisco-Dois Vizinhos, 85% da área de cultivo desta safra já foi colhido. Foram plantados 113.500 hectares. A estimativa era de uma produtividade de três mil a 3.100 quilos por hectares ou até mais. Mas a média está na faixa dos 2.800 quilos até aqui.

As lavouras que estavam prontas para a colheita e que pegaram as fortes chuvas dos últimos dias tiveram perda em qualidade e produtividade. O PH ideal do trigo colhido para a fabricação da farinha é de 78%. Mas devido às chuvas estão se verificando PH, 73, 72 e até para triguilho.

Antoninho Fontanella, técnico do Deral-Seab de Francisco Beltrão, diz que os 15% de áreas que faltam ser colhidas são de Beltrão e municípios do circunvizinhos. Se as condições climáticas não atrapalharem, há perspectiva de boa produtividade destas áreas.

Em dez anos
Antoninho Fontanella relata que nos últimos dez anos, a safra de trigo nunca ultrapassou a produtividade de 2.500 quilos por hectare. Os fatores climáticos, que foram desfavoráveis à cultura, influenciaram negativamente na produtividade.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Ampére
Regional
Policial
Policial
Policial
Regional
Geral

Em Alta

Policial
Regional
Regional
Geral
Policial
Policial
Policial
Policial
Notícia