Visitas a cadeias e penitenciárias serão retomadas seguindo o protocolo Anti-Covid

O diretor regional do Depen (Departamento Penitenciário), Marcos Andrade, confirmou ontem que já há um protocolo prevendo a retomada das visitas às pessoas privadas de liberdade em todo o Estado. Elas estão interrompidas desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020. Para não deixar os presos sem contato com os familiares neste período, o Depen adotou o sistema de visitas virtuais, com as pessoas podendo se ver e conversar ao vivo através do computador. Só na unidade de Francisco Beltrão foram mais de 3.800 visitas virtuais realizadas neste período. O início das visitas está previsto para novembro.

Para entrar na penitenciária será obrigatória a aferição de temperatura corporal com termômetro infravermelho no momento de acesso às dependências dos estabelecimentos prisionais; o uso continuo de máscara facial; a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Também serão necessárias barreiras sanitizantes para pisos nas entradas e nos locais de acolhimento; a higienização e desinfecção dos espaços onde as visitas serão realizadas, antes do início e após o término de cada período.

Aquele que apresentar quaisquer sintomas da Covid-19 (febre, tosse, dor de cabeça, fraqueza, entre outras reações) será impedido de realizar visitação, com o objetivo declarado de proteção da coletividade contra os efeitos da proliferação da doença.

O Depen informa que será proibida a entrada de quaisquer tipos de alimentos, bebidas, ou quaisquer outros itens nos dias de visitação; gestantes; menores de 18 anos; e pessoas que não apresentarem comprovante de vacinação completa (duas doses ou dose única), bem como aquelas que ainda não tenha transcorrido 14 dias da última dose ou dose única. Não será permitida visita íntima.

Dias de visitações: sextas-feiras, sábados e domingos. Primeiro grupo das 9h às 10 horas; segundo grupo, das 11h às 12 horas; terceiro grupo, das 14h às 15 horas; quarto grupo, das 16h às 17 horas. Os familiares deverão agendar dia e horário na unidade penal.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Portal RBJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *