Ouça Ao Vivo

15 de outubro de 2024 06:33

Carregando...

Vereador de Dois Vizinhos tem mandato cassado

às
Julio Cesar Alves
8

O vereador Márcio da Silva (PSDB) teve o mandato cassado, por unanimidade, na noite desta segunda-feira, 27, durante sessão ordinária do legislativo de Dois Vizinhos. Na ocasião, foi votado o Projeto de Resolução nº 002/2024 que dispunha sobre o acolhimento do parecer da Comissão Processante que concluiu pela cassação do mandato do vereador e presidente afastado do legislativo por quebra de decoro parlamentar após ser denunciado, por um ex-funcionário nomeado, por suposto esquema de “rachadinha” de salários. O processo iniciou no final de março de 2024 depois da representação apresentada pelo ex-servidor.

Dos membros do legislativo, apenas o denunciado não estava presente. Ele apresentou atestado médico, entretanto, o documento não foi aceito como justificativa para a ausência. Seus representantes legais foram intimados e também não se fizeram presentes. Para permanecer no cargo, o vereador precisava de três votos.

Como foi?
A sessão começou com a leitura dos argumentos de defesa, que ressaltaram os direitos de ampla defesa do acusado. Em seguida, foi lido o parecer da comissão processante, que era composta pelo presidente Juarez Alberton (PSD), o relator Chicão Dalagnol (PP) e o secretário Bino Lorenzett (PSDB). O relator foi favorável à cassação e teve o voto acompanhado pelos membros. Em seguida, houve a discussão do projeto, com cada legislador tendo 15 minutos de fala. Utilizaram a palavra Juarez Alberton, Fabinho Gaspar (Solidariedade), Chicão Dalagnol, Cledemir Mezzomo (MDB), Sandro Brunn (MDB), Carlos Mangini (PP), Benini Júnior (União), Chico Peretto (União) e Irival Di Domênico (PL).

Depois disso, por não estar presente, foi enviado um link para o vereador oferecendo a possibilidade de fala de maneira remota – que seria colocada também na transmissão em vídeo da sessão nas redes sociais. A reunião ficou paralisada por cinco minutos e o vereador não fez uso do seu direito.

Por fim, nominalmente e por ordem alfabética, todos os legisladores votaram pela cassação, aprovando por unanimidade.

Pinóquio assume
Quem assume no lugar do vereador cassado é Emerson Dalpasqual, o Pinóquio – atualmente ele está no PP, mas concorreu na última eleição pelo PSDB sendo eleito suplente e, como a mudança foi na janela partidária, ele mantém o direito de assumir o cargo. Pinóquio é fiscal de tributos concursado da prefeitura de Dois Vizinhos há quase 30 anos. É a quarta passagem dele pelo legislativo: duas como vereador eleito e duas como suplente. Seu bisavô, João Dalpasquale, foi o primeiro presidente da câmara de Dois Vizinhos e também vice-prefeito do município entre 1961 e 1964.

Eleição presidente
Uma sessão extraordinária foi convocada para quarta-feira, 29, para eleição do novo presidente da casa de leis.

Fonte e foto: Portal Educadora

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Anuncie Aqui

1280x350

Veja também

Ampére
Ampére
Ampére
Regional
Esporte
Esporte
Policial
Esporte

Anuncie Aqui

1280x350

Anuncie Aqui

920x500

Em Alta

Policial
Esporte
Regional
Ampére
Esporte
Esporte