Ouça Ao Vivo

1 de julho de 2025 12:55

Carregando...

UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudoeste completa dez anos

às
Julio Cesar Alves

A UTI Neonatal do Hospital Regional do Sudeste, Unidade FUNEAS em Francisco Beltrão, completa, no mês de abril, dez anos de funcionamento, ultrapassando a marca de 1850 atendimentos.

Em decorrência da pandemia Covid-19, as comemorações ficaram restritas a decoração do setor, cartazes e a um painel de fotos, apenas aos pacientes, acompanhantes de internados e a colaboradores do hospital, contando a história da unidade.

O diretor-presidente da FUNEAS, Dr. Marcello Machado, enalteceu o trabalho realizado no HRS por toda a equipe da UTI Neonatal e assistencial do HRS e demais profissionais que prestam o apoio, comparando-os a heróis, que enfrentam lutas diárias e os desafios decorrentes da atual pandemia.

“São inúmeros os trabalhadores de saúde que atuam na UTI Neonatal, e que merecem todo o nosso respeito, pela dedicação e esforço diário, que consiste em cuidar de frágeis recém-nascidos, que necessitam de muitos cuidados e atenção. Estes profissionais, e o hospital, estão de parabéns”, disse o presidente.

A diretora do HRS, Cintia Ramos, destacou que atualmente são disponibilizados dez leitos ativos na UTI Neonatal, em que são realizados atendimentos a 27 munícipios da 8ª Regional de Saúde. “Quando há disponibilidade de leitos é acionada a Macro Regulação, ampliando o suporte a outras regionais”, complementou.

Integrante da equipe da UTI Neonatal, desde a inauguração, a psicóloga Angela Morais disse que sente uma grande honra e enorme responsabilidade atravessar a história de tantas famílias, cuidando de seus maiores tesouros, seus bens mais preciosos. “Eis o nosso papel: tocar, com técnica e ternura, corpos e subjetividades”, afirmou a psicóloga.

Para a médica intensivista, responsável técnica pela UTI Neonatal do HRS, Dra. Caroline Machado Bortolotto, a importância da unidade está em oferecer um atendimento diferenciado e repleto de amor aos recém-nascidos, que necessitam de suporte de vida após o nascimento.

“A UTI Neonatal traz vida no sobrenome. É muito gratificante quando os pais levam seus bebês para casa. Não tem como não se emocionar”, relata emocionada a médica.

Fonte e foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Geral
Geral
Regional
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Policial
Geral
Geral
Geral