Ouça Ao Vivo

30 de julho de 2025 20:19

Carregando...

Temporal causa estragos pela região

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

Um forte temporal atingiu o município de Realeza na tarde de ontem, 24 de outubro, por volta das 15h, provocando diversos danos. Ventos intensos derrubaram várias árvores e destelharam casas e empresas.

A Prefeitura está realizando levantamentos para mensurar os prejuízos. Em um dos casos, uma árvore caiu sobre um automóvel GM Celta estacionado em via pública. Em outro ponto, uma árvore caiu em cima de um Ford Ka. Apesar dos danos materiais, não há registro de feridos. Segundo o Simepar, até as 15h30, o acumulado de chuva no município foi de 26,6 mm, com rajadas de vento que atingiram 41 km/h.

Em Nova Prata do Iguaçu, o temporal também causou estragos, com queda de árvores, placas e coberturas. No Bairro Vorazinho, próximo à saída para Capitão Leônidas Marques, a cobertura de um estacionamento, que contava com placas solares, foi arrancada.

Na região central da cidade, um poste da rede elétrica e uma árvore caíram sobre um carro em frente à Apae. A Defesa Civil regional está fazendo levantamentos para avaliar os danos nas áreas afetadas. A precipitação de Nova Prata do Iguaçu foi de 29,5 mm com rajadas de 39 km/h. Em Francisco Beltrão, houve apenas o registro de chuvas fortes. Até as 16h, o Simepar apurou 9 mm de precipitação. Já em Pato Branco, uma chuva torrencial voltou a causar alagamentos. As galerias pluviais não conseguiram escoar o grande volume de água, resultando em pontos de alagamento pela cidade. Na terça-feira, o município já havia enfrentado alagamentos devido a um temporal, e o problema se repetiu ontem.

Um temporal de grandes proporções que atingiu diversas regiões do Estado no início da tarde de ontem, dia 24. As equipes da Copel foram a campo para atender a 1,9 mil serviços emergenciais espalhados por todo o estado.

Cada emergência é um ponto diferente da rede que precisa ser inspecionado e consertado.

Naquele momento havia 155 mil imóveis desligados em todo o Estado. As regiões Oeste e Sudoeste são as mais afetadas e somam 88 mil consumidores sem acesso à energia. As fortes rajadas de ventos provocaram a queda de duas torres de transmissão na região.

Em Cascavel, onde foram registrados ventos de mais de 100 km/h, há 21 mil imóveis desligados no momento. Além de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Nova Prata do Iguaçu e São Jorge D’Oeste são os municípios mais afetados no Oeste e no Sudoeste. Mais da metade dos serviços emergenciais se concentra nessas regiões.

Fonte: Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Pinhal de São Bento
Esporte
Policial
Geral
Geral
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Ampére
Policial
Geral