Ouça Ao Vivo

19 de março de 2025 16:13

Carregando...

Situação financeira do Samu é apresentada em assembleia com prefeitos

às
Julio Cesar Alves

A sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) recebeu, nesta sexta-feira, 08/04, uma assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que apresentou aos prefeitos da região a situação financeira atual do Samu, que vem se agravando por conta de defasagens nos repasses por parte da União, desde 2013, e do governo do Estado, desde 2017, além do aumento considerável de despesas durante os dois anos de pandemia da covid.

A assembleia foi conduzida pelo presidente do Ciruspar e prefeito de Ampére, Disnei Luquini, e pelo presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana.

De acordo com o Ciruspar, o atual desequilíbrio financeiro acaba refletindo na necessidade de repasses cada vez maiores pelos municípios, uma situação que causa preocupação entre os prefeitos, e, para não comprometer a viabilidade das operações e atendimentos do Samu, foram apresentadas algumas medidas na busca de soluções para a situação.

O presidente Cleber sugeriu que o Ciruspar aproveite as estruturas administrativas e de suporte jurídico dos dois consórcios de saúde da região, ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste) e Conims (Consórcio Intermunicipal de Saúde), substitua o pagamento de horas-extras por banco de horas, e, ainda, faça a contratação através de Processo Seletivo Simplicado (PSS).

“Estamos chegando a 66% das despesas do Samu que estão sendo bancadas pelos municípios, quando a nossa obrigação deveria ser de 25%. Então, nós queremos continuar trabalhando em prol da sociedade, com o atendimento de qualidade do Samu, mas, estamos muito preocupados com essa sobrecarga financeira para os municípios”, alertou o presidente do Ciruspar e prefeito de Ampére, Disnei Luquini.

Por fim, foi formada uma comissão com os prefeitos Cleber Fontana (Francisco Beltrão), Disnei Luquini (Ampére), Anderson Barreto (Coronel Vivida), Luís Carlos Turatto (Dois Vizinhos) e Edson Cenci (Chopinzinho), que farão um levantamento aprofundado da situação financeira do Ciruspar e, posteriormente, apresentar sugestões para otimizar a gestão do consórcio.

Fonte e foto: Assessoria

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Geral
Geral
Esporte
Ampére
Regional
Geral
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Regional
Policial
Geral
Regional