Santo Antonio do Sudoeste realiza lockdown para tentar conter Covid

A Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste, no sudoeste do Paraná, começa a aplicar medidas rígidas de combate à Covid-19 nesta quarta-feira (16). De acordo com decreto municipal, apenas serviços essenciais poderão funcionar a partir das 20h desta quarta até as 5h de segunda-feira (21). As demais atividades estão suspensas, como mercados, restaurantes e o comércio.

Segundo a prefeitura, nesse período restritivo, equipes da vigilância visitarão as mais de seis mil residências do município para identificar os moradores com sintomas da Covid-19. Aqueles que apresentarem sintomas da doença ou que tiveram contato com alguém que testou positivo serão testados imediatamente, em uma das sete unidades sentinelas do município.

De acordo com a prefeitura, as equipes do município farão a aferição da temperatura nos moradores, distribuirão máscaras e álcool em gel, e darão orientações para a prevenção da doença. O município contará também com barreiras sanitárias até segunda-feira.

Conforme o decreto, moradores que não atuam na área da saúde, com animais ou emergências, não poderão trabalhar nesse período. A prefeitura informou que a cidade será fechada com o objetivo de identificar e isolar todos os casos da Covid-19 no município, para diminuir o número de infectados pelo coronavírus.

Até terça-feira (15), a cidade registrou 1.994 casos confirmados do novo coronavírus e 20 mortes pela Covid-19. A cidade conta com 216 casos ativos da doença, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a prefeitura, equipes do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), Polícia Militar (PM) e Policia Civil farão a fiscalização do decreto.

Os moradores que estiverem fora de casa serão penalizados com multas, que variam de R$ 113 a R$ 11,3 mil para pessoas física e jurídica, e criminalmente.

Fonte: POrtal G1 Oeste e Sudoeste – Foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *