Sanepar comemora Dia Mundial da Água com garantia de qualidade para 346 municípios

No Dia Mundial da Água, a Sanepar comemora com os usuários a garantia de qualidade no fornecimento em todos os 346 municípios atendidos pela Companhia. Durante 24 horas por dia, trabalhadores estão a postos nas unidades de captação, nas estações de tratamento da água e no monitoramento da distribuição da água que percorre 59 mil quilômetros de tubulação para chegar aos 3,3 milhões de residências e locais de trabalho da população.

Além disso, a Sanepar mantém uma complexa estrutura de análise da qualidade da água, que é referência no setor de saneamento do País. São quatro grandes laboratórios centrais – em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel – e 153 outras unidades descentralizadas. Nesses locais, são feitas 7,5 milhões de análises por ano que asseguram que a água distribuída segue os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Essas análises envolvem 109 parâmetros divididos em físico-químicos, microbiológicos, orgânicos e metais e são feitas na captação, na saída das estações de tratamento e nas redes de distribuição. Em cada um dos parâmetros, o Ministério da Saúde estabelece qual o Valor Máximo Permitido (VMP) para que a água possa ser consumida sem nenhuma preocupação.

Os resultados da Sanepar são repassados às secretarias municipais de saúde que, por sua vez, alimentam o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) do Ministério da Saúde.

“Nenhum outro alimento é tão controlado quanto a água de abastecimento público que a Sanepar entrega na casa dos clientes”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

MEIO AMBIENTE – O comprometimento da Sanepar com a qualidade da água ultrapassa a área operacional, com equipamentos e pessoal dedicados ao trabalho de captação, tratamento, distribuição e análise da água. A Companhia tem uma forte atuação na área ambiental, com programas de segurança da água. Esse trabalho tem sido feito com importantes parcerias de órgãos do Governo do Estado, prefeituras e outras instituições.

Atualmente, por exemplo, a Sanepar está fazendo um diagnóstico das condições ambientais, sociais e econômicas de 14 bacias hidrográficas do Paraná. Serão levantados dados em quase 5 mil propriedades rurais, em 26 municípios. O objetivo é identificar riscos atuais e futuros que impactam na quantidade e na qualidade da água dos mananciais de abastecimento, onde há alguma limitação operacional. Em outro projeto, a Sanepar já começou a fazer o pagamento a produtores rurais que fazem preservação de nascentes.

“A preocupação e o cuidado da Sanepar com a água começam com a preservação ambiental. As mudanças climáticas, que estão afetando a todos, em todo o mundo, confirmam que esse é o caminho necessário, fundamental, para termos água no futuro. A Sanepar tem esse compromisso: cuidar dos mananciais para ter água em quantidade e com qualidade. Esse também é o nosso trabalho”, afirma o presidente da Companhia.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *