Ouça Ao Vivo

18 de setembro de 2025 02:13

Carregando...

Samu completa dez anos com mais de 200 mil atendimentos na região

às
Julio Cesar Alves

Mais de 500 mil ligações, cerca de 240 mil atendimentos no local e 19 ambulâncias distribuídas na região, prontas para qualquer tipo de urgência. Esse é um panorama que ilustra a atuação do Samu nestes dez anos de implantação: desde que passou a operar, na madrugada de 21 de fevereiro de 2013, funciona de forma ininterrupta – 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Quando estávamos implantando o Samu, a estimativa era que o serviço fosse salvar 700 vidas por ano na região, mas esse número vem se mostrando bem superior”, avalia a coordenadora do Consório Regional da Rede de Urgência e Emergência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), que mantém o Samu, Kelly Cristine Custódio. Ela fez parte da elaboração do projeto de implantação do Samu no Sudoeste, que começou em 2009, e hoje está à frente do consórcio que administra o serviço na região.

Criado em 2004 pelo governo federal, o Samu se baseou no modelo francês de atendimento móvel a urgências e emergências. Primeiro foi implantado em capitais e, depois, veio a expansão para o interior do País, buscando criar uma rede segmentada para estes casos. Antes dele, eram as próprias prefeituras que atendiam casos clínicos e traumas que precisavam de uma atenção rápida e especializada antes de ir para o hospital.

Estruturando o serviço
Entre o projeto e o início dos atendimentos, foram quase quatro anos de estruturação do serviço. A Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) centralizou os debates, sempre em conjunto com as regionais de Saúde, prefeituras e outras entidades e órgãos da área. O consenso para a criação de um consórcio ocorreu em 2011.

“Uma comitiva foi conhecer como funcionava o Samu na região de Montes Claros [MG], e quando viemos de lá ficou muito nítido o formato mais viável para o Sudoeste: um Samu sem fronteiras entre os municípios, universal à população e com um modelo de financiamento justo”, relembra Kelly. No fim do ano, o consórcio estava formalizado e iniciou os processos seletivos para contratações, a organização das bases e licitações de insumos e materiais. As ambulâncias, denominadas de unidades móveis, já haviam chegado.

Antes de ir a campo, as equipes receberam quatro meses de treinamento. E esse vem sendo um dos focos do serviço até hoje, já que uma das motivações para criação do Samu foi o estabelecimento de protocolos para atender as vítimas. Na prática, isso garantia procedimentos padronizados conforme cada caso, garantindo melhores chances de sobrevivência, reduzindo o tempo de internação e diminuindo eventuais sequelas. Para o SUS, investir no atendimento pré-hospitalar significa ter um paciente que se recupera mais rápido e de forma adequada.

Samu se especializou
Quando foi implantado, o Samu possuía dez bases de atendimento, com unidades móveis e equipes 24h. Elas foram escolhidas de forma estratégica para garantir agilidade no chamado tempo resposta dos atendimentos. Mais recentemente, três novas bases foram criadas e há integração com o suporte dado pelo Siate (Corpo de Bombeiros) para casos de resgate e salvamento.

Além da ampliação das equipes, o serviço também se especializou. Ambulâncias são equipadas com insumos e aparelhos que garantem atendimento rápido e certeiro, como o medicamento para dissolução de coágulos – até então só disponível em alguns hospitais – e aquecedor de soro para garantir resposta mais rápida do organismo.

Ainda há a melhoria que nem sempre é tão visível. “Nós buscamos fortalecer muito a atuação dos profissionais do Ciruspar por meio de treinamentos e avaliações constantes. E isso vem elevando muito a qualidade do atendimento do Samu”, destaca Kelly, que cita também a indicação do Ciruspar como o segundo consórcio público mais transparente no Estado, segundo o Tribunal de Contas.

Fonte e foto: Leandro Czerniaski/Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Geral
Ampére
Regional
Geral
Geral
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Ampére
Regional
Geral
Geral
Geral
Ampére
Geral
Geral