Os novos diretores das escolas estaduais do Paraná assumiram a função nesta sexta-feira (02), marcando o início de um novo ciclo de gestão nas unidades. A designação dos profissionais ocorre após a conclusão do Processo de Consulta à comunidade escolar, que definiu as lideranças responsáveis pela condução pedagógica e administrativa das instituições de ensino nos próximos quatro anos.
A nomeação representa a etapa final de um processo democrático e técnico, que envolve formação específica em gestão escolar, avaliação de conhecimentos e participação direta da comunidade.
De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o modelo adotado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) busca assegurar que os diretores estejam preparados para enfrentar os desafios do cotidiano escolar, com foco na aprendizagem, no fortalecimento do vínculo com a comunidade e na melhoria contínua dos resultados educacionais.
“Com a entrada em exercício dos novos gestores, a Seed-PR reforça o compromisso com uma gestão escolar eficiente, participativa e orientada para resultados, garantindo continuidade às políticas educacionais e promovendo um ambiente escolar cada vez mais organizado, acolhedor e voltado ao desenvolvimento integral dos estudantes”, ressaltou.
Além de garantir a participação da comunidade escolar, o processo de escolha dos diretores prioriza a formação e a preparação técnica dos profissionais que assumem a gestão das unidades de ensino.
A cerimônia oficial de posse dos novos diretores acontecerá em 19 de janeiro, de forma descentralizada, nos Núcleos Regionais de Educação (NREs), acompanhada de reuniões de trabalho. O momento marcará o início efetivo das atividades dos gestores escolares, com alinhamento de diretrizes, metas e orientações administrativas e pedagógicas para o novo período de gestão. Os novos diretores passarão por um processo de formação ainda no início de 2026. De acordo com a chefe do Departamento de Gestão Escolar, Neiva Niero, todo o processo é pensado para uma gestão de sucesso.
“A Diretoria de Educação faz a formação com todos os diretores no início do ano em Foz do Iguaçu, nesse ano planejada para fevereiro. Temos diretores novos, que vão participar pela primeira vez, e temos os que foram reconduzidos, que também estarão presentes”, destacou ela.
Fonte: AEN












