Salgado Filho recebe, da Adapar, certificado do Susaf para operar agroindústrias

Na semana passada, o prefeito Helton Pfeifer (PSDB), de Salgado Filho, recebeu o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), coordenado pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Adapar) e Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Na solenidade, estiveram o prefeito Helton Pfeifer, vice-prefeito e secretário de Agricutura Astério Marchetti (PSC), a chefe do núcleo regional da Seab de Beltrão, Denise Adamchuk, o gerente regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Carlos Alberto Wust da Silva, o deputado Wilmar Reichembach (PSC) e demais lideranças locais.

No Sudoeste, só os municípios de Salgado Filho e Francisco Beltrão mantêm o convênio com a Adapar e a Seab para beneficiar as pequenas agroindústrias familiares de produção de mel, embutidos de carne suína, derivados do leite, entre outros, pela certificação do Susaf.

Reichembach comentou que “o município, que já é uma referência no Sudoeste e no Estado na produção de queijos, vinhos, geleias e embutidos, agora poderá expandir ainda mais sua comercialização em todo Paraná. As agroindústrias de Salgado Filho que quiserem aderir ao Susaf precisam estar previamente certificadas pelo Sistema de Inspeção Municipal [SIM]”.

Pelo convênio entre Adapar, Prefeitura de Salgado Filho, Secretaria Municipal de Agricultura e SIM, as vistorias e fiscalizações passam a ser feitas pelo sistema municipal. As indústrias de embutidos só podem transformar a carne suína em subprodutos. As carcaças e a carne propriamente dita têm de ser compradas de frigoríficos inspecionados pelo SIP ou SIF.

O município mantém convênio com o Consórcio Intermunicipal de Sanidade Animal (Consad), vinculado ao Sisbi-Suasa, que permite a pequenas agroindústrias locais, adequadas às normas do Sisbi, a venda de seus produtos em todo o Brasil. Agora, as agroindústrias terão a opção de aderir às normas do Susaf.

Denise Adamchuk disse que a Prefeitura de Santa Izabel do Oeste já protocolou o pedido de adesão ao Susaf. A Prefeitura de Marmeleiro também foi convidada a aderir ao Susaf.

Fonte: Jornal de Beltrão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *