Ouça Ao Vivo

3 de agosto de 2025 07:45

Carregando...

Reajuste do piso nacional de professores volta a ser tema de videoconferência da Amsop

às
Julio Cesar Alves

A Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) realizou, nesta quinta-feira, 10/03, uma videoconferência para esclarecer aos municípios quanto ao reajuste de 33,2% no piso nacional do magistério, conforme portaria assinada pelo governo federal em 04 de fevereiro.

A reunião virtual foi aberta pelo presidente da Amsop e prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que declarou que a videoconferência “teve o objetivo de esclarecer dúvidas das prefeituras quanto ao percentual de reajuste a ser concedido. Lembrando que, os municípios que já praticavam o valor que foi estabelecido pelo novo piso, de R$ 3.845,63, para jornada de 40 horas semanais, ficam desobrigados de conceder qualquer reajuste. E, os demais municípios, que pagam um valor abaixo do novo piso, devem conceder o percentual suficiente para atingir o piso, e não, necessariamente, os 33,2%”. Já para as jornadas de 20 horas semanais, o piso passa a ser de R$ 1.922,50.

Na sequência, o Dr. Ewerton Ramos, do departamento jurídico da Amsop, esclareceu as dúvidas de prefeitos e secretários municipais da Educação. E, ainda, encaminhou um ofício com as recomendações da Amsop aos municípios. “O piso salarial do magistério é ‘teto mínimo’ para a categoria, ou seja, ninguém pode receber menos que o piso, mas, não existe efeito cascata, ou seja, essa reposição de 33,2% não é obrigatória para todos os membros da categoria”, pontua um trecho do ofício.

A videoconferência também foi acompanhada pelos diretores da Amsop, José Kresteniuk e Claudemir Freitas.

Fonte e foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Regional
Policial

Em Alta

Nenhuma notícia encontrada