Proposta de Aeroporto Regional em Cruzeiro do Iguaçu é exposta a oito prefeitos do Pró-Caxias

O Conselho de Desenvolvimento da Região de Salto Caxias (Pró-Caxias) se reuniu sexta-feira, 22, em Capitão Leônidas Marques, e definiu o novo presidente e a diretoria executiva para os próximos dois anos. Uma das metas da diretoria é trabalhar pela reativação do Aeroporto Municipal de Cruzeiro do Iguaçu, tornando-o Aeroporto Regional.

O Consórcio Pró-Caxias foi fundado em 2009 e tem sete municípios lindeiros à Usina Hidrelétrica de Salto Caxias. Os municípios do Pró-Caxias promovem ações conjuntas nas áreas de melhoria de estradas, entre outras. Em breve, os municípios de Verê e Dois Vizinhos deverão ser admitidos como sócios do Consórcio Pró-Caxias.

Participaram da assembleia ordinária os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Público: Maxwell Scapini, prefeito de Capitão Leônidas Marques; Leonir Antônio Gelhen, prefeito de Cruzeiro do Iguaçu; Givanildo Trumi, prefeito de Boa Esperança do Iguaçu; Leonir Antunes dos Santos, prefeito de Boa Vista da Aparecida; Sergio Faust, prefeito interino de Nova Prata do Iguaçu; Leila da Rocha, prefeita de São Jorge D’Oeste; e Gerso Francisco Gusso, prefeito de Três Barras do Paraná.Como convidado, também participou do encontro o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto.

Aeroporto Regional
Os presentes debateram sobre o projeto do Aeroporto Regional. A proposta foi apresentada por teleconferência pelo engenheiro Sergio Luiz Cequinel Filho, diretor técnico da Foz do Chopim Energética.

Os gestores municipais decidiram marcar uma próxima reunião para conversarem sobre os detalhes do projeto, as responsabilidades do consórcio e a forma de tramitação dos projetos.

A ideia é aproveitar a pista de 1.500 metros por 22 de largura no município de Cruzeiro do Iguaçu, que pertence ao Governo do Estado, para implantar um aeroporto regional. A pista foi construída há mais de 40 anos, quando foram edificadas as usinas hidrelétricas de Salto Osório e Foz do Chopim 2.

Outro assunto debatido foi à aquisição de um equipamento de recape asfáltico que traria melhorias a todos os nove municípios do Pró-Caxias.Após, o prefeito Maxwell Scapini foi eleito, por unanimidade de votos, como o novo presidente do Consórcio Pró-Caxias, Gerso Francisco Gusso para vice-presidente e os demais prefeitos irão compor o conselho fiscal.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão com Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *