Projeto de Postos Avançados das Agências do Trabalhador começa pelo Sudoeste

Itapejara do Oeste é o primeiro município do Paraná a formalizar adesão ao projeto de Postos Avançados das Agências do Trabalhador. No evento em que o prefeito Vilmar Schmoller assinou a adesão com o Governo do Estado, outros 17 municípios da região Sudoeste também oficializaram a intenção de receber o projeto.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), faz parte do programa Emprega Mais Paraná e busca atender os trabalhadores em todos os 399 municípios. Serão 183 Postos Avançados do Sine nos municípios que não possuem Agências do Trabalhador.

“O objetivo é facilitar a busca de vagas de trabalho, que é uma das prioridades do Governo”, explicou o secretário Ney Leprevost.

“A ação foi pensada e desenvolvida para proporcionar economia a muitos trabalhadores que hoje têm um gasto adicional de deslocamento de seus domicílios até as cidades que têm uma Agência do Trabalhador”, disse Leprevost. “É uma alternativa criada pelo governo Ratinho Junior para dar oportunidade igualitária para todos os paranaenses”.

Além de Itapejara do Oeste, o projeto será levado nos próximos dias a Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Cruzeiro do Iguaçu, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Nova Esperança do Sudoeste, Pérola D’Oeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Salgado Filho, Bom Sucesso do Sul, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Saudades do Iguaçu, Sulina e Vitorino.

ATENDIMENTO – Nos Postos Avançados, além do atendimento ao trabalhador que busca uma colocação do mercado de trabalho formal, também será possível a solicitação do seguro desemprego. Essas unidades também facilitarão o acesso do trabalhador à capacitação profissional, ao microcrédito e demais programas relacionados à política de trabalho, emprego e renda do Paraná.

Pelo programa, as prefeituras vão ceder um funcionário e a estrutura física para a instalação da unidade e a Sejuf oferecerá a capacitação ao servidor e o acesso para o gerenciamento do sistema local de intermediação de vagas de emprego.

CARRETA DO CONHECIMENTO – Em Francisco Beltrão, também no Sudoeste, foi definida uma agenda do ônibus do programa Carreta do Conhecimento, que irá ao município para qualificar gratuitamente os trabalhadores que se inscreverem nos cursos. O município já conta com uma Agência do Trabalhador.

Lançado pelo Governo do Estado em 2019, o programa é desenvolvido pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e conta com parceria da Volkswagen do Brasil, Fundação Volkswagen e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR). Unidades móveis percorrem o Estado para oferecer cursos de qualificação profissional aos trabalhadores, presenciais e a distância.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *