Ouça Ao Vivo

8 de outubro de 2024 09:50

Carregando...

Projeto de lei em favor do queijo colonial é aprovada por unanimidade na Alep

às
Julio Cesar Alves
3

O projeto de lei nº 131/24 de autoria do deputado Reichembach (PSD) que declara o queijo colonial do Sudoeste do Paraná como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado foi votado em segunda discussão na sessão plenária desta terça-feira (30) na Assembleia Legislativa do Paraná. Aprovado, mais uma vez, por unanimidade, o documento tem a coautoria dos deputados Gilson de Souza (PL), Gilberto Ribeiro (PL), Evandro Araujo (PSD), Batatinha (MDB), Luiz Fernando Guerra (União), Luciana Rafagnin (PT) e Luiz Claudio Romanelli (PSD). O projeto cita que a história da produção do queijo colonial, especialmente daquele produzido nos 42 municípios do Sudoeste do Paraná, acompanha a própria colonização da região e a formação dos antigos povoados e, por consequência, o desenvolvimento local.

Em seu pronunciamento, Reichembach citou a importância da lei. “É uma lei que cria referência, agrega valor ao produto e é um passo a mais ao reconhecimento tão merecido ao trabalho incansável dos produtores”, disse o parlamentar, que também é o coordenador da Frente Parlamentar do Leite na Alep.

A lei será anexada ao processo junto ao Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e ao Ministério da Agricultura em parceria com o Sebrae para registrar o queijo colonial do Sudoeste com IG (Indicação Geográfica). A IG, além de identificar o queijo produzido no Sudoeste, vai ajudar a fixar o homem no campo, melhorar a renda agregando valor ao produto e também vai fortalecer o turismo rural.

Importância do Susaf
Reichembach destacou também a importância que o selo Susaf teve e ainda tem para o constante desenvolvimento e crescimento do setor, refletindo sobretudo na ampliação do mercado do queijo e fortalecendo a produção de leite no Sudoeste. “Tudo começou com a conquista do Susaf, que abriu portas aos produtores que podem mostrar ao mundo o nível altíssimo de qualidade do queijo colonial do Sudoeste”, citou, referindo-se ao último concurso mundial de queijos realizado em São Paulo, onde várias queijarias do Estado foram premiadas.

Atualmente, o Sudoeste conta com aproximadamente 60 queijarias formais e em torno de 100 iniciativas com potencial de legalidade.

Fonte e foto: Assessoria

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Anuncie Aqui

1280x350

Veja também

Regional
Regional
Geral
Ampére
Regional
Ampére
Regional
Ampére

Anuncie Aqui

1280x350

Anuncie Aqui

920x500

Em Alta

Ampére
Regional
Ampére
Regional
Regional
Ampére