Presidente da Amsop participa de encontro sobre decreto do Estado

Nesta sexta-feira, 05/03, o presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop) e prefeito de Bom Sucesso do Sul, Nilson Feversani, participou de uma videoconferência com a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) sobre o decreto estadual 6983/2021, e a compra de vacinas contra a covid-19 por consórcios de municípios.

Os presidentes das demais associações regionais de municípios do Paraná também participaram da reunião, que foi conduzida pelo presidente da AMP, Darlan Scalco, e relataram a mesma dificuldade com o fechamento do comércio, sobretudo os de menor porte, nos municípios.

Os prefeitos apresentaram, ainda, sugestões ao governo do Estado para reformulação do decreto estadual que vigora até às 5h da próxima segunda-feira, 08/03, já que, na avaliação de todos, é inviável manter o modelo atual de fechamento. “Nós não conseguimos mais segurar o comércio, e muitos estão dispostos a abrir na próxima segunda-feira”, declarou o presidente da AMP.

A AMP irá encaminhar uma ata da reunião ao Chefe da Casa Civil, Guto Silva. “Vou apresentar ao Chefe da Casa Civil o que o Paraná está sentindo. Pois, os prefeitos estão na linha de frente”, complementou Scalco.

Sobre a compra de vacinas pelos municípios através de consórcios, o presidente da AMP alertou que a liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) é clara em permitir a aquisição apenas em caso de falhas no Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde e, que, caso os municípios e Estados comecem uma corrida atrás dos imunizantes “além de dificuldades em encontrar o produto a nível mundial, o sobrepreço dessas vacinas poderia atingir níveis absurdos, seguindo a lei da oferta e da procura”.

Fonte e foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *