Ouça Ao Vivo

16 de janeiro de 2026 10:47

Carregando...

Ponte sobre o Rio Chopim avança para etapa de convênio com Verê

às
Julio Cesar Alves
Foto: Jornal de Beltrão

O projeto da ponte sobre o Rio Chopim, que deve interligar Verê e São Jorge D’Oeste, entrou na fase final para assinatura do convênio entre o Governo do Estado e o município. A proposta, tratada publicamente desde a campanha estadual de 2022 pelo governador Ratinho Júnior (PSD), tem como meta substituir a balsa utilizada hoje na comunidade de Águas do Verê e encurtar o trajeto entre as cidades.

Dariu Sebastião Nonato, secretário interino de Administração e Finanças, explica que a ponte representa um ganho regional de mobilidade. “Águas do Verê é um importante ponto turístico do nosso município. O pessoal que vem do meio-oeste e do centro-oeste do Paraná já consegue acessar por ali. Só esse trajeto que eles teriam que fazer, ir até Dois Vizinhos e voltar aqui, com a ponte, eles vão encurtar no mínimo 20 quilômetros”.

Segundo ele, o atual percurso obriga motoristas a desviar pelo trevo de acesso a Francisco Beltrão, seguir até Dois Vizinhos e só então retornar a Verê. A ponte eliminaria essa necessidade. Há ainda o impacto da balsa, que segue em operação, mas não atende a todos. “Às vezes tem gente que tem medo, tem receio de atravessar de balsa. Então o pessoal acaba fazendo esse entorno mais longo.”

A ponte será construída no mesmo ponto onde ocorre hoje a travessia, substituindo a balsa. No trecho previsto para receber a estrutura, a distância entre as margens do Rio Chopim é de cerca de 100 metros. O investimento, estimado em mais de R$ 40 milhões, foi indicado pelo deputado estadual Ademar Traiano (PSD). Segundo a administração, o levantamento técnico já está concluído e a equipe de engenharia definiu os métodos que devem ser adotados na obra.

Benefícios regionais
Além de agilizar o deslocamento entre Verê, São Jorge D’Oeste e Francisco Beltrão, a ligação terá reflexos diretos na logística de saúde dos municípios. “O município de São Jorge vai ser um dos grandes beneficiados da ponte, principalmente na questão da saúde. Porque o transporte deles vai passar aqui por dentro do Verê para ir para Francisco Beltrão, encurtando o caminho.”

A obra também deve atender indústrias e cooperativas que atuam nas duas margens do Rio Chopim. Segundo Dariu, empresários dos dois municípios contribuíram financeiramente para viabilizar o projeto técnico, concluído em 2025. O complexo da Piracanjuba é um dos empreendimentos que deve ser diretamente impactado pela nova rota. “Eles fazem coleta de alguns produtores aqui no Verê, de Itapejara e até mesmo de Francisco Beltrão. Então os caminhões deles também vão utilizar essa ligação.”

De acordo com a administração municipal, o processo está nos ajustes finais, ainda sem data oficial para o início das obras.

Fonte: Jornal de Beltrão

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Geral
Ampére
Geral
Geral
Ampére

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Policial
Policial
Geral
Policial