Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Policiais militares pedem reposição salarial e regulamentação da carga horária

Na próxima sexta-feira, 17, a partir das 10h30, deverá ocorrer uma manifestação no Calçadão de Francisco Beltrão em prol da reposição salarial dos policiais militares. A categoria fará uma mobilização em todo o Paraná, pedindo por reajuste e regulamentação da carga horária.

A advogada Kelly Cristina Borghesan, que está assessorando os policias neste movimento, ressaltou que será uma manifestação, não se trata de paralisação, muito menos de greve, que não são permitidas pela legislação aos policiais militares. O ato será promovido em todas as cidades sedes de Batalhão no mesmo dia e horário.

De acordo com Kelly, a categoria pede pelo menos a reposição da inflação do período. “Hoje um policial em início de carreira está ganhando R$ 4.267,00. Se fosse só repor a inflação deveria ser algo próximo de R$ 5.500. Eles reivindicam a correção dessa defasagem, porque sequer vem sendo aplicada a inflação. Lembrando que o custo de vida está mais alto, pois a cesta básica, a gasolina, gás de cozinha, entre outros, tiveram vários aumentos nos últimos anos e o salário deles congelou”, comenta a advogada.

Outra queixa é com relação à carga horária. Policiais chegam a fazer 70h semanais, dependendo do seu escalonamento. “Eles não ganham hora extra, alguns têm que trabalhar fora e têm que custear essa despesa de transporte. Se tivesse um regulamento de 44h semanais, como o pessoal civil, teria que ter um aumento de efetivo. Se precisam ir para uma audiência vão no horário de folga, já comprometendo a folga. Mas estão tendo que trabalhar e se não forem podem ser presos por abandono de posto.”

Ela diz que muitos policiais estão saindo da corporação e procurando a iniciativa privada, porque a atividade está cada vez mais difícil. “O próprio número de suicídios dentro da Polícia Militar é grande, porque eles estão num esgotamento e sem nenhuma compensação salarial.” A manifestação não é apenas para militares, qualquer cidadão que quiser apoiar poderá participar. Os policiais não estarão usando uniforme e estarão desarmados. “É um movimento apolítico, não é um ataque ao governo, nem ao comando, é simplesmente para que a situação seja regulamentada e que os direitos sejam garantidos”, concluiu Kelly.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *