Ouça Ao Vivo

1 de agosto de 2025 08:54

Carregando...

Pesquisa aponta Dois Vizinhos como a 24ª melhor cidade de pequeno porte do Brasil

às
Julio Cesar Alves

Dois Vizinhos está entre as 24 melhores cidades de pequeno porte do Brasil. É o que aponta a segunda edição do ranking ‘As Melhores Cidades do Brasil’, divulgado nesta semana pela Revista IstoÉ. A pesquisa é uma iniciativa da Editora Três e da Austin Rating e leva em conta dados públicos de 5.570 municípios (incluindo-se os cinco últimos emancipados). O levantamento está dividido em quatro categorias: geral, grande porte, médio porte e pequeno porte.

Entre as cidades de pequeno porte, Dois Vizinhos aparece na 24ª colocação, com 170 pontos, no ranking geral. A cidade catarinense de Timbó lidera a listagem com nove pontos a mais – 179. Entre as cidades paranaenses de pequeno porte, Medianeira (6º lugar) e Palotina (9º lugar) estão à frente de Dois Vizinhos. Se considerar apenas os indicadores econômicos, a cidade duovizinhense aparece na 10ª colocação nacional, com 50 pontos.

“Dois Vizinhos vive um momento muito especial. Saiu o índice das melhores cidades abaixo de 50 mil habitantes do Brasil e ficamos muito bem colocados graças a todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, ajudaram a construir o município e as conquistas que estamos tendo nos últimos anos. Somos também o segundo do Sudoeste na arrecadação do ICMS graças as nossas empresas que muito tem se desenvolvido e contribuído para que chegássemos a esse patamar. Entre os 42 do Sudoeste, somos o segundo na receita.

Temos que agradecer nossas empresas, obrigado a todos e vamos continuar trabalhando forte com visão de futuro”, celebrou o prefeito Carlinhos Turatto (PP).

O objetivo da pesquisa é classificar e mapear o nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Foram analisados 281 indicadores: Indicadores Fiscais (capacidade de arrecadação e execução orçamentária), Econômicos (padrão de vida, mercado de trabalho, comércio exterior), Sociais (qualidade de vida, educação, habitação e desenvolvimento humano) e Digitais (mobilidade digital e acesso digital ao conhecimento).

As informações foram extraídas de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Datasus, Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), entre outros órgãos estaduais e nacionais.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Policial
Geral
Regional
Regional
Ampére
Esporte
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Regional
Geral
Esporte
Policial
Geral
Regional
Ampére