Ouça Ao Vivo

4 de dezembro de 2024 23:49

Carregando...

Pauta da Assembleia em 2020 não se resumiu à pandemia

às
Julio Cesar Alves

A pauta da Assembleia Legislativa do Paraná em 2020 não foi somente sobre a pandemia de Covid-19, embora o assunto tenha ocupado bastante tempo dos deputados estaduais. Balanço dos trabalhos divulgado pela Casa indica que, neste ano, 306 projetos se tornaram lei e mais de 4.500 projetos, emendas e requerimentos tramitaram na Assembleia Legislativa no ano em 125 sessões ordinárias e 61 sessões extraordinárias. Também foram aprovadas duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC), 19 resoluções e 28 decretos legislativos.

Propostas e aprovadas pelos deputados estaduais paranaenses, as Leis foram sancionadas pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), ou promulgadas pelo presidente do Legislativo, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Entre as leis está a que determina que laudos médicos periciais para a comprovação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em todo o Estado terão que ser emitidos de maneira definitiva e apresentar o prazo de validade indeterminado.

Para mudar a realidade de mulheres vítimas de violência que não têm renda própria, os deputados estaduais aprovaram um projeto que permite a preferência de vagas às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em cursos de Qualificação Técnica e Profissional. A Lei 20.326/2020 dá preferência de vaga em cursos de qualificação técnica e profissional gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado do Paraná, às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que estejam em medida protetiva.

Já a Lei estadual 20.310/2020 isenta o doador de medula óssea do pagamento de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná.

Outra proposta aprovada pelos deputados proíbe a posse, o uso, a fabricação, a comercialização e o transporte de linhas cortantes, popularmente conhecidos como cerol e linha chilena, bem como de qualquer outro produto que atribua efeito cortante aos fios utilizados na prática de empinar pipas.

Fonte: Portal Bem Paraná – Foto: ALEP

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Geral
Geral
Geral
Geral
Geral
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Notícia
Policial