Pato Branco será a Capital Tecnológica do PR

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, terça-feira, 6, em primeira votação, o Projeto de Lei 274/20, do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), concedendo à cidade de Pato Branco o título de Capital Tecnológica e Inovadora do Paraná. A proposta prevê ainda que seja inserido no Calendário de Eventos Oficiais do Estado a comemoração do título durante a Semana de Tecnologia e Inovação, celebrada anualmente entre os dias 16 e 22 de outubro. Com uma população superior a 80 mil pessoas, Pato Branco é referência em tecnologia. A ligação da cidade com a tecnologia iniciou-se há 20 anos, com a implantação do antigo Cefet, atual Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), e fortaleceu-se com a criação, no ano de 2013, da primeira Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado.

Se destacando como um polo regional de Educação, com mais de 90 cursos e indústrias de softwares, aparelhos e componentes eletrônicos, foi possível tornar realidade a instalação do Parque Tecnológico, em 2016. Atualmente a estrutura abriga 19 empresas incubadas, três em processo de instalação, além de cinco empresas nos laboratórios industriais, gerando 141 empregos, entre estagiários, empresários e funcionários.

“O desenvolvimento sustentável de qualquer região passa pela tecnologia, inovação e ciência aplicada em diversos setores. E este vem sendo o papel do Parque Tecnológico de Pato Branco que é uma infraestrutura modelo, voltada à pesquisa, extensão e incubação de empresas de base tecnológica. Ao reunir empresas e desenvolvedores destes produtos e serviços num espaço planejado, o Parque vem produzindo um impacto positivo no desenvolvimento regional, estimulando a abertura de novas empresas e geração de emprego e renda”, frisou o deputado Guerra.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *