Paróquia de Ampére realiza Festa de São Cristóvão com parte religiosa

Pelo segundo ano consecutivo a festa de São Cristóvão em Ampére terá apenas a programação religiosa. Isso por conta da pandemia da Covid-19 que atinge a região Sudoeste desde março de 2020. O desejo da coordenação geral era realizar algumas ações na parte festiva, mas o aumento do número de casos em junho passado no município, foram 775, fez com que isso ficasse para o ano que vem. O pároco da Paróquia Santa Teresinha e Santo Agostinho, frei Gelson Briedis, salienta que não existe clima na comunidade para realizar uma grande festa.

“A gente pensou em algo diferente, mas tivemos muitos casos e mortes em virtude do coronavírus. A comunidade está de luto pelas vidas ceifadas por essa doença. Por isso decidimos realizar apenas os atos religiosos para marcar o dia de São Cristóvão, dia 25 de julho, justamente o dia que daremos a benção aos motoristas da nossa comunidade. Queremos celebrar essa data com muita fé e devoção ao padroeiro dos motoristas.”

Frei Gelson explica que a programação não será muito diferente da realizada em 2020. Será celebrada uma missa no dia 25 – domingo, às 8h, na igreja matriz e depois haverá a benção de carros, motos, caminhões e máquinas agrícolas em frente ao Parque Santa Teresinha. “Ano passado a gente já fez nesse molde e nossa população participou ativamente. Temos a certeza que teremos uma grande presença de motoristas mais uma vez,” completa.

A missa e a procissão da benção dos veículos serão transmitidas pelas Rádios Ampére AM e Interativa FM pelo rádio e ainda com imagens no Facebook das emissoras.

GASTRONOMIA
Neste ano os frequentadores da festa sentirão falta do tradicional mondongo. Frei Gelson destaca que foi cogitado servir mondongo como foi em 2020, onde as pessoas compravam o kit contendo a iguaria com alguns acompanhamentos e levavam para comer em casa. “Decidimos evitar qualquer tipo de aglomeração. Até mesmo das equipes que iriam trabalhar para servir o mondongo. Cogitamos vender churrasco também, mas preferimos evitar para proteger os churrasqueiros e aqueles que iriam comprar a carne. Pensamos que ainda não é o momento adequado para isso e temos fé quem em 2022 a gente possa realizar nossa festa de São Cristóvão com todas as atividades.”

PROGRAMAÇÃO
SÁBADO – 24/07:
17H Desfile pelas ruas da cidade

DOMINGO – 25/07:
6H Alvorada Festiva
8h Missa
9h30 Procissão com benção dos veículos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *