Ouça Ao Vivo

5 de setembro de 2025 04:35

Carregando...

Paraná teve 1 morte a cada 40 minutos e 1 caso a cada 42 segundos no 1º ano da pandemia

às
Julio Cesar Alves

Dizer que morre gente toda hora por Covid-19 no Paraná não é força de expressão. No primeiro ano da pandemia, a doença matou, em média, uma pessoa a cada 40 minutos no estado. Em relação aos casos, uma pessoa foi infectada a cada 42 segundos pelo novo coronavírus.

Na sexta-feira (12), o Paraná completou um ano desde os primeiros registros da doença, que foram em Curitiba e Cianorte, no noroeste. No período, foram 746.594 diagnósticos e 13.228 óbitos causados pela Covid-19, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Com isso, o estado atingiu média diária de 2.039 casos da doença e de 36 mortes. “É totalmente insalubre. 2021 vai ser muito pior”, diz o presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), Rafael Deucher. Assista a entrevista no vídeo abaixo.

Um dia antes dos primeiros registros no Paraná, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a emergência em saúde pública de interesse internacional. Na avaliação do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, o estado fez o “dever de casa” desde então.

Assim como em outros estados e países, a doença inicialmente se espalhou nas cidades com maior densidade demográfica. Foram 232 dias até que a Covid-19 tivesse confirmações nos 399 municípios do Paraná. Laranjal, na região central, foi a última cidade.

Em relação às mortes, na sexta, somente nove cidades não tinham registrado: Amaporã, Boa Esperança do Iguaçu, Coronel Domingos Soares, Nova Aliança do Ivaí, Paulo Frontin, Pinhal de São Bento, Santa Inês, Santo Antônio do Paraíso e São Jorge do Patrocínio.

Fonte: Portal G1 Paraná – Foto: Américo Antônio/Sesa

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Policial
Geral
Policial
Policial
Ampére
Regional
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial
Ampére
Policial
Geral