Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.
Your API key has been restricted. You may upgrade your key at https://www.weatherbit.io.

Paraná registra queda de quase 7 mil ocorrências de furtos e roubos no primeiro semestre

O Paraná registrou 6.886 ocorrências de furtos e roubos a menos no primeiro semestre 2021, em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Isso representa redução média de 38 ocorrências destes crimes por dia nos seis primeiros meses deste ano. Somadas as modalidades de furtos e de roubos, de janeiro a junho deste ano foram 85.907 ocorrências, contra 92.793 do ano anterior – uma queda de 7,4%.

Os dados, divulgados nesta terça-feira (24), correspondem às 23 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), forma como o Estado é dividido para análise estatística criminal, e abrangem os 399 municípios do Paraná. O secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirma que a integração entre as forças de segurança e as ações estratégicas têm sido fundamentais para a redução destes índices.

“Nosso trabalho com as forças de segurança estaduais é integrado, pautado em muito estudo para entender os principais pontos da criminalidade, aliado ao planejamento estratégico e ações de inteligência para combater diretamente o foco do problema. Não só para reduzir a criminalidade, mas para aumentar a segurança dos paranaenses”, diz o secretário. Ele destaca a presença constante das policias estaduais em todas as regiões, realizando grandes operações que resultam na melhoria dos índices criminais.

NÚMEROS – O balanço aponta que o roubo (geral) teve redução de 29,5% em todo o Paraná no primeiro semestre. Foram 13.433 ocorrências nos primeiros seis meses deste ano contra 19.073 no mesmo período do ano passado – ou seja, 5.640 registros a menos no comparativo semestral. Em todo o Estado, de janeiro a junho de 2021, o mês de abril foi o que teve menor incidência de roubo, com 2.124 registros, e o mês de janeiro o que registrou mais ocorrências (2.464).

No comparativo, a diminuição nas ocorrências de roubo aconteceu em 21 das 23 Áreas Integradas de Segurança Pública. A 1ª AISP (Curitiba) foi a que obteve maior redução nesta modalidade criminal, passando de 7.641 no primeiro semestre de 2020 para 4.777 neste ano, uma queda de 37,4%. Na sequência vem a 3ª AISP (Paranaguá), que também abrange os outros seis municípios do Litoral, com diminuição de 37,3% (de 715 para 448 casos) e a 20ª AISP, de Londrina, que caiu de 1.566 para 1.033 – queda de 34,04%.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira, a soma de esforços dos policiais militares, de diversas unidades operacionais, incluindo o planejamento e o policiamento nas ruas, aliado a operações táticas em pontos estratégicos, contribuíram para a diminuição das ocorrências.

“A redução se deve ao empenho de todos os nossos policiais militares, especialmente aos que estão nas ruas, e também aos comandantes de unidades, que têm feito o planejamento das operações, e a toda estrutura administrativa que eles têm para dar suporte ao pessoal de rua. Foram várias operações, com objetivos distintos, que interferiram de forma direta e contribuíram na redução destes índices de criminalidade”, afirmou o coronel.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *