Ouça Ao Vivo

14 de janeiro de 2026 02:28

Carregando...

Paraná pode ampliar licença-paternidade e de 5 para 20 dias

às
Julio Cesar Alves
Foto: Orlando Kissner/Alep

A proposta já conta com o apoio de 24 deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi (PSD). Para tramitar, a PEC precisa ter, no mínimo, a assinatura de 18 dos 54 deputados — ou seja, um terço dos parlamentares.

Na justificativa, Cristina Silvestri destaca que a licença-paternidade atual é muito mais curta em comparação à licença-maternidade, o que limita a presença dos pais nos primeiros dias de vida da criança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o envolvimento dos pais desde o pré-natal até o puerpério, e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem já reforça a importância desse cuidado, embora sua aplicação ainda seja irregular no Brasil.

De acordo com a pesquisa Nascer no Brasil, realizada pela Fiocruz em 2014, cerca de 80% das mulheres contam com apoio do parceiro na gestação, mas esse percentual cai para 50% no pós-parto. Em países com licenças parentais estendidas, como Suécia e Noruega, ultrapassam 70% de pais atuantes nos cuidados com o recém-nascido.

Agora, o projeto segue para tramitação na Assembleia Legislativa do Paraná, onde deverá passar por análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e nas comissões temáticas, antes de ser votada em plenário.

Conforme previsto na Constituição Estadual, para ser aprovada a proposta precisa do voto favorável de três quintos dos deputados em dois turnos. Depois disso, será enviada para sanção do governador e terá 90 dias para entrar em vigor.

A leitura em plenário está prevista para a próxima segunda-feira (2) e o texto pode receber novas assinaturas até lá.

Fonte: Portal Banda B

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Ampére
Regional
Policial
Regional
Regional
Policial
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Regional
Pinhal de São Bento
Policial