Ouça Ao Vivo

19 de agosto de 2025 20:05

Carregando...

Municípios do sudoeste terão eleições neste ano após cassação de prefeitos e vices

às
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria

Dois municípios do sudoeste do Paraná e um do noroeste do estado terão eleições para prefeitos e vices ainda em 2025, após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), decidir pela cassação dos mandatos. As eleições ocorrem no dia 5 de outubro quando os eleitores terão que comparecer às urnas novamente em São João, Cruzeiro do Iguaçu e São Tomé.

Em Cruzeiro do Iguaçu, o prefeito Reni Kovalski (PP) e a vice-prefeita Sandra Ghedin Turmina (PDT), tiveram seus diplomas cassados após acusação de compra de votos. Segundo o tribunal, o coordenador da campanha teria pago o IPVA de uma eleitora e prometido emprego ao filho de outra, com consentimento dos candidatos. Os dois ainda foram multados em R$ 5,3 mil.

Em São João, o prefeito Clóvis Cuccolotto e o vice Valdir Wiesenhutter foram cassados por abuso de poder político e econômico. Clóvis também foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (AMSOP), pela segunda vez, mas a entidade ainda não se manifestou sobre as decisões ou sobre um eventual afastamento do cargo.

No Paraná, quatro cidades tiveram nos últimos anos (2021 e 2022) eleições suplementares para prefeito. Foram elas: Munhoz de Mello (no norte do Paraná); Nova Prata do Iguaçu (no sudoeste); Francisco Alves (noroeste); e Agudos do Sul (Região Metropolitana de Curitiba).

Fonte: Portal PPNews

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Regional
Policial
Ampére

Em Alta

Policial
Regional
Policial
Policial
Policial
Policial
Policial
Ampére
Policial