Ouça Ao Vivo

10 de julho de 2025 20:21

Carregando...

MP e TCE fiscalizam vacinação contra Covid no Estado para evitar ‘fura-fila’

às
Julio Cesar Alves

O Ministério Público Estadual (MP/PR) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) – esse último em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) – vão fiscalizar a vacinação contra o Covid-19 no Paraná. O objetivo é garantir o cumprimento da ordem de prioridade de imunização estabelecida pelo Ministério da Saúde e impedir a ocorrência de “furas-fila” no Estado.

O ministério estabeleceu como grupos prioritários para a vacinação, idosos em instituições de longa permanência, profissionais de saúde trabalham na linha de frente do combate à doença e indígenas. A partir do Plano Estadual, os municípios devem elaborar seus planos de ação, o que ainda não tinha sido feito por 179 municípios, segundo levantamento do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MP.

O procurador de Justiça Marco Antônio Teixeira, coordenador do centro, explica que cabe aos gestores federal, estadual e municipais a definição dos grupos prioritários para a aplicação das vacinas. “O Ministério Público atuará em permanente vigilância para garantir que tais planos sejam devidamente elaborados, implementados e aperfeiçoados em cada um dos municípios s e para que seja devidamente apurado qualquer ato de desrespeito aos critérios definidos, e os envolvidos sejam responsabilizados”, explica.

O procurador Maurício Kalache afirma que, quando cometido por agentes públicos (prefeitos, secretários ou demais funcionários públicos que não estão na lista de prioridade), o ato de “furar a fila” da vacinação constitui improbidade administrativa.

Fonte: Portal Bem Paraná

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Policial
Pinhal de São Bento
Geral
Policial
Esporte
Ampére
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Esporte
Geral
Ampére
Policial
Geral
Pinhal de São Bento