Ouça Ao Vivo

30 de outubro de 2025 20:00

Carregando...

Lula sanciona projeto de Moro que endurece o combate ao crime organizado

30/10/2025
às15:57
Julio Cesar Alves
Foto: Assessoria Sério Moro

O O Projeto de Lei n 1.307/2023, de autoria do senador Sergio Moro (União Brasil/PR), que endurece o combate ao crime organizado, foi sancionado pelo presidente Lula. O Diário Oficial da União publicou a nova lei nesta quinta-feira (30).

A nova lei inclui no Código Penal os crimes de obstrução de ações contra o crime organizado e conspiração para obstrução de ações contra o crime organizado com pena de quatro a 12 anos de reclusão, além de multa. A prisão deve ocorrer, ao menos no início, em penitenciária de segurança máxima.

“É um projeto da minha autoria que fortalece o combate ao crime organizado no país. Na prática, criminaliza a conspiração para prática de atentados contra agentes da lei pelo crime organizado. Precisamos proteger aqueles que estão na linha de fronte, pois, do contrário ninguém mais vai ter a coragem de fazer esse enfrentamento e havia uma lacuna na legislação”, afirmou Moro.

O projeto foi apresentado em 2023, quando a Polícia Federal descobriu um plano do PCC contra Moro e a família dele. A aprovação na Câmara ocorreu no início de outubro em reação ao assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo Ruy Fontes, em setembro de 2025.

“A lei agora vai permitir que o próprio planejamento para esse tipo de atentado já seja crime. A gente não tem que esperar ele começar a ser executado para poder intervir. Foi apresentado depois daquela descoberta de um plano de atentado do PCC contra mim e contra minha família e vimos também os efeitos da ausência dessa lei nesse recente assassinato do delegado Ruy Fontes, em São Paulo. Tudo isso mostra que o crime organizado não esquece dos agentes da lei e age com retaliação”, completou.

Moro defende que, para enfrentar o crime organizado, são necessárias várias ações coordenadas e uma maior cooperação das forças policiais e da Justiça para poder livrar a população dominada por essas facções tanto nos territórios dominados pelo crime quanto nas fronteiras.

“Estamos na direção certa com a aprovação desta lei de criar um aparato legal necessário para fazer este enfrentamento. Estamos diante de um enorme desafio que é o combate do crime organizado no país, principalmente diante dos conflitos no Rio de Janeiro. É uma grande responsabilidade dos governantes e também nossa, no Congresso. Fico muito orgulhoso de ser autor desse projeto que, finalmente, se transforma em lei”, concluiu Moro.”

Fonte: Assessoria Sergio Moro

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Geral
Ampére
Esporte
Policial
Regional
Regional
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Ampére
Geral
Esporte
Geral
Ampére
Esporte
Policial