Ouça Ao Vivo

21 de outubro de 2025 16:42

Carregando...

Luciana defende criação de frente parlamentar para atuar no combate à fome no estado

14/02/2023
às09:03
Julio Cesar Alves

A primeira proposição da deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) neste novo mandato (2023-2026) é o requerimento de criação da Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional. O colegiado tem por objetivo “promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, a discussão e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para o Estado do Paraná” referentes à matéria. Luciana justifica o pedido, argumentando que a segurança alimentar e nutricional deve ser um dos mais importantes focos de atenção dos parlamentares nesta legislatura que se iniciou, como forma de propor iniciativas que efetivamente direcionem e apoiem o governo do estado no combate à fome e nas estratégias para superar o empobrecimento da população.

No documento, a deputada destaca os dados do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar , organizado pela Rede Penssan e publicados no ano passado, que apontam que mais de 33 milhões de pessoas no Brasil passam fome, muito menos tinham garantia de acesso à alimentação adequada, pois nem sabiam o que colocar na mesa para comer. De acordo com o levantamento, mais da metade da população brasileira (58,7%) convivia com algum grau de insegurança alimentar.

“É fundamental atuarmos, dentro da nossa representação parlamentar, no sentido de estimular o combate à fome e à miséria no nosso estado, em parceria com o fortalecimento da agricultura familiar, dos conselhos de políticas públicas, movimentos sociais, organizações populares e segmentos produtivos”, afirma Luciana.

Fonte e foto: Thea Tavares/Assessoria

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Ampére
Geral
Policial
Policial
Geral
Policial
Geral

Em Alta

Policial
Policial
Geral
Policial
Policial
Esporte
Geral
Policial
Geral