Ouça Ao Vivo

31 de julho de 2025 19:09

Carregando...

Instalações temporárias de final de ano são fiscalizadas pelo Crea-PR, na região

às
Julio Cesar Alves

Os fiscais da Regional Pato Branco do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná têm feito fiscalizações nas estruturas temporárias de Natal e final de ano nos municípios do Sudoeste. A equipe verifica a presença de responsáveis técnicos nas atividades relacionadas às Engenharias, como iluminação, sonorização, brinquedos e geradores, entre outros.

Os fiscais verificam aspectos como manutenções periódicas e instalações com Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) vigentes e emitidas por profissionais habilitados e registrados no Conselho.

O Engenheiro Eletricista Adriano Raul Fasolo, inspetor na Inspetoria de Realeza do Crea-PR, explica que os profissionais legalmente habilitados respondem pelos serviços. O conhecimento técnico é necessário para que essas estruturas possam ser utilizadas pela população com segurança.

“A função do Crea é fiscalizar o exercício profissional. No caso de instalações de iluminação e sonorização, que utilizam energia elétrica, por exemplo, devem ser seguidas normas técnicas de aterramento, para evitar uma fuga de corrente elétrica que possa causar eletrocussão nas pessoas. O responsável técnico atesta que as instalações estão adequadas às normas”, detalha Fasolo.

O Engenheiro Eletricista, que é de Ampére, também faz um alerta à população. “Nesta época do ano, são comuns as confraternizações e a decoração com luzes em casas e empresas. Sempre é importante buscar as orientações de profissionais, visando a proteção das pessoas”, finaliza Adriano Fasolo.

As atividades fiscalizadas pela equipe do Crea-PR e que eventualmente ainda não possuem o devido profissional ou empresa com responsável técnico habilitado, passam a compor processo de fiscalização. Os representantes do Município, além das orientações para a regularização do indício de irregularidade constatado, são acionados para prestar as devidas informações. Caso persistam, podem, em último caso, gerar multas para a Administração Municipal, bem como, se couber, o encaminhamento de denúncia por parte do Crea-PR para outros órgãos de fiscalização, como o Ministério do Trabalho.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Regional
Policial
Geral
Regional
Regional
Ampére
Esporte
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Regional
Esporte
Geral
Policial
Esporte