Ouça Ao Vivo

24 de abril de 2025 17:33

Carregando...

Inscrições para o programa Ganhando o Mundo 2026 se encerram nesta quinta-feira

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

As inscrições para o Ganhando o Mundo 2026, maior programa de intercâmbio estudantil do país, encerram-se nesta quinta-feira (24)). Promovida pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação (Seed‑PR), a próxima edição do programa vai levar 2 mil alunos da rede estadual para um semestre letivo em escolas da Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido. Mais de 10 mil estudantes já formalizaram suas candidaturas e quem ainda não confirmou sua participação no processo seletivo deve acessar o site do programa para não perder a oportunidade.

Podem concorrer à seleção estudantes da 1ª série do Ensino Médio que tenham concluído o 9.º ano na rede estadual em 2024 e atendam aos critérios do edital, incluindo desempenho acadêmico e engajamento em programas da Seed‑PR. Há ainda cotas para beneficiários do Bolsa Família, reforçando o compromisso com a inclusão e a equidade. O processo seletivo consta de duas etapas: inscrição eletrônica e classificação, com base nas notas, e na participação em projetos educacionais.

Desde sua criação, em 2019, o Ganhando o Mundo tem transformado a vida de milhares de estudantes da rede estadual de educação do Paraná, proporcionando não apenas o ensino de qualidade no Exterior, mas também vivências únicas que ampliam horizontes e abrem novas possibilidades.

“É o maior programa de intercâmbio do País, que dá a oportunidade para o jovem, muitas vezes de famílias humildes, conhecer um país diferente, estudar lá e aprender uma nova língua. Isso tem mudado a vida de milhares de estudantes”, destaca o secretário da Educação, Roni Miranda.

“O Ganhando o Mundo é um dos programas mais transformadores da educação paranaense. Ele abre portas para que os estudantes ampliem seus horizontes, tenham contato com novas culturas e aprimorem o domínio da língua inglesa, fatores que contribuem diretamente para o seu crescimento profissional”, acrescenta o secretário.

Desde sua primeira edição, o programa já beneficiou mais de 2.500 estudantes, além de diretores e professores da rede estadual. O investimento na iniciativa ultrapassa R$ 500 milhões, cobrindo passagens aéreas, bolsa-auxílio, emissão de passaportes e todo o suporte necessário para a viagem.

Fonte: AEN

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Policial
Regional
Policial
Ampére
Policial
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Regional
Geral
Policial
Geral
Ampére
Policial