Ouça Ao Vivo

19 de março de 2025 16:43

Carregando...

Hospital Regional anuncia abertura de UTI Pediátrica

às
Julio Cesar Alves

Entrou em funcionamento na semana passada a UTI Pediátrica do Hospital Regional, mantido pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) em Francisco Beltrão. A implantação do novo serviço foi anunciada pelas redes sociais da instituição, ontem, e abre atendimento para uma nova especialidade na microrregião.

São quatro leitos — implantados para o atendimento de bebês e crianças com idade entre 28 dias e 12 anos —, que se somam a mais cinco leitos disponíveis em Pato Branco, que até então atendia toda a demanda do Sudoeste.

Segundo a responsável técnica pela nova UTI, dra. Caroline Mozzatto Costa, um dos benefícios do novo setor é a descentralização do atendimento, que vai permitir tratar os pacientes da região sem longas viagens. “Pato Branco não consegue absorver toda a demanda do Sudoeste, sendo necessário transferir, muitas vezes, os pacientes para centros maiores, como Curitiba, gerando mais gastos públicos e estresse para as famílias”, diz.

A coordenadora geral da Pediatria no Hospital Regional, dra. Caroline Machado Bortolotto, cita que a UTI vai contribuir com a especialização do atendimento, o que reflete diretamente nos resultados dos tratamentos. “A UTI Pediátrica permite que nós, médicos, proporciemos um nível mais elevado de cuidado. Com acesso a recurso específicos para crianças, podemos personalizar os tratamentos de acordo com suas necessidades únicas, considerando fatores como tamanho, peso e desenvolvimento”, conta.

“Investimento inestimável”
Além do suporte qualificado aos pacientes, a UTI Pediátrica também vai permitir capacitar e treinar profissionais da saúde nesse tipo de atendimento. Por isso o diretor do Hospital Regional, Geraldo Biesek, classifica a abertura da ala como “um investimento inestimável no futuro e na saúde da comunidade”. “A UTI fornecerá atendimento personalizado e de alta qualidade para as crianças que enfrentam condições médicas graves”, pontua. O investimento é feito pelo Governo do Estado, através da Funeas.

Tratamento
Uma das primeiras pacientes da UTI é a pequena Cecília, de dois meses. Ela foi diagnosticada com Síndrome de Edwards e necessita de cuidados constantes. A mãe, que reside em Beltrão, conta que ficou mais tranquila com a abertura do setor.

“Confesso que me aliviou muito quando foi feita a UTI pediátrica porque eu já estava com medo dela ser transferida pra outro hospital. Os médicos já falaram que o caso dela não tem cura mas ela vem recebendo o melhor tratamento”, relata Aline Partichelli Carvalho.

Fonte: Jornal de Beltrão – Foto: Cienara Candido/HRS

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Geral
Geral
Geral
Esporte
Ampére
Regional
Geral
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Geral
Regional
Policial
Geral
Regional