Ouça Ao Vivo

19 de setembro de 2025 09:16

Carregando...

Governador realiza maior nomeação da história da Polícia Científica e dobra efetivo

às
Julio Cesar Alves
Foto: Agência Estadual de Notícias

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (18) os decretos que trazem a maior nomeação já realizada para a Polícia Científica do Paraná (PCIPR) – decreto 11.250/2025 e 11.249/2025 . Serão convocados 98 peritos oficiais e 70 técnicos de perícia, reforçando de maneira inédita o quadro de profissionais responsáveis pelas atividades de análise técnico-científica.

O impacto financeiro estimado com as contratações em 2025 é de R$ 11.593.620,56, sendo que o investimento anual será de R$ 47.831.781,59. O chamamento faz parte do esforço do Governo do Estado para ampliar os recursos destinados à segurança pública e fortalecer a atuação da Polícia Científica.

“Nós reformulamos todas as carreiras das polícias, criamos a Polícia Penal, demos independência ao Corpo de Bombeiros Militar e fizemos grandes concursos e chamamentos para reforçar nosso quadro de profissionais. Hoje temos forças de segurança e salvamento bem equipadas, treinadas e trabalhando diariamente em prol da população”, disse Ratinho Junior.

“Esta nomeação histórica é uma demonstração clara da prioridade que o Governo do Estado dá à segurança pública. É um gesto de valorização e respeito à Polícia Científica do Paraná, que desempenha um papel essencial para a Justiça e a sociedade. Reforçar esse quadro significa garantir investigações mais ágeis, laudos mais precisos e, acima de tudo, mais confiança da população em um trabalho que sustenta o combate ao crime”, destaca o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Em 2019, o número total de servidores era inferior a 300. Hoje, com as nomeações, o quadro ultrapassa os 700 profissionais, contando a nomeações de 354 profissionais do último concurso. Esse incremento histórico representa um marco para a Polícia Científica, garantindo maior agilidade, precisão e modernização nos trabalhos periciais em todo o Estado.

Para o diretor da PCIPR, Luiz Rodrigo Grochocki, a chegada dos novos profissionais amplia a capacidade da instituição e fortalece a ciência forense no Brasil. “A entrada desses novos técnicos e peritos é um salto na qualidade da nossa atuação pericial. Nosso trabalho é baseado na ciência e guiado pela ética e pela verdade. Agora, cada novo profissional tem a responsabilidade de transformar vestígios em respostas confiáveis para o sistema de Justiça”, disse.

Com o reforço, a instituição amplia sua capacidade de atendimento às demandas da segurança pública, fortalecendo o apoio às forças policiais e ao sistema de Justiça. O objetivo é reduzir prazos de entrega de laudos, expandir a atuação no interior e assegurar respostas ainda mais qualificadas às investigações criminais.

Fonte: AEN

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Regional
Geral
Geral
Policial
Ampére
Geral
Ampére

Em Alta

Policial
Geral
Regional
Ampére
Geral
Policial
Ampére
Geral
Regional