Ouça Ao Vivo

7 de outubro de 2024 09:07

Carregando...

Galos de Rinha: Vereadores arquivam CEI e não vão investigar prefeito

às
Julio Cesar Alves
4

Após uma longa sessão de votação na noite desta terça-feira (16), a Câmara de Vereadores de Boa Vista da Aparecida arquivou os dois processos com pedido de abertura de uma CEI (Comissão Especial de Investigação) contra o prefeito Leonir dos Santos, de Boa Vista da Aparecida.

As denúncias envolvem o uso do veículo Jetta do município para transportar seis galos de rinha. O flagrante foi mês passado, no Rio Grande do Sul.

A votação foi secreta, e os votos foram colocados em uma urna. O resultado foi de quatro votos contrários ao andamento do processo, e outros quatro favoráveis.

O desempate ficou a cargo do presidente, Renato Chernhak. Como o voto foi secreto, os parlamentares manifestaram os votos no discurso. “Vamos cassar um prefeito a menos de 120 dias de uma votação democrática, que o povo decidiu? E isso não quer dizer que ele não vai ser condenado. Isso vai seguir no MP, a mesma denúncia feira aqui foi levada ao MP. Veremos novo capítulos. Nós vereadores temos que entender que improbidade, crime de trânsito, ambiental, não compete a nós vereadores”, afirmou o presidente da Casa.

Os votos foram os seguintes:
Laercio Gonçalves Tigrão (MDB) – Favor de investigar
Neninho Ramos (MDB) – Favor de investigar
Paulo Nogueira (MDB) – Favor de investigar
Baixinho da Progresso (MDB) – Favor de investigar
Dilo Manzani (PSD) – Contra investigar
Cesar de Bona (PSD) – Contra investigar
Sandro Zucco (PSD) – Contra investigar
Gilvair Alves (PDT) – Contra investigar

De acordo com o regimento da casa, a continuidade do processo também dependeria da maioria simples. Após a conclusão da CEI, será feita a apuração dos fatos com oitivas e ampla defesa. Depois disso, é necessária a maioria qualificada caso o entendimento seja pela punição. No caso, como são nove vereadores, seriam necessários pelo menos seis votos.

O presidente da Câmara, Renato Chernhak, usou a tribuna para afirmar que as questões ambientais devem ser julgadas pelos órgãos

RELEMBRE O CASO
O prefeito de Boa Vista da Aparecida foi preso pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) por transportar seis galos de rinha em um veículo Jetta oficial, de propriedade do município. A ação ocorreu na BR 386, em Sarandi-RS, na tarde de segunda-feira (15).

Durante fiscalização da Operação Carnaval, policiais interceptaram o veículo que realizou uma ultrapassagem em local proibido.

O carro, que pertence ao município de Boa Vista da Aparecida, estava com o licenciamento atrasado. No porta-malas do veículo foram encontrados os seis galos de rinha em condições de maus-tratos.

O prefeito foi conduzido à Polícia Civil de Sarandi – RS para registro da ocorrência. O veículo foi recolhido a depósito e os galos encaminhados para o Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo – RS.

Fonte: Portal CATVE – Foto: PRF

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Anuncie Aqui

1280x350

Veja também

Ampére
Regional
Geral
Geral
Geral
Geral
Ampére
Ampére

Anuncie Aqui

1280x350

Anuncie Aqui

920x500

Em Alta

Ampére
Ampére
Geral
Geral
Geral
Regional