Ouça Ao Vivo

7 de fevereiro de 2025 20:45

Carregando...

Furtos e roubos caem em todas as regiões do Paraná em 2020

às
Julio Cesar Alves

Os furtos e roubos caíram em todas as regiões no Paraná entre os anos de 2019 e 2020. A redução foi de 10,1% na modalidade criminosa praticada sem violência (de 155.070 para 139.284) e de 31,8% em roubos (de 48.734 para 33.238), segundo balanço divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Os dados foram consolidados pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE) a partir dos registros dos boletins de ocorrências das polícias Militar e Civil. Eles abrangem análises dos 399 municípios do Paraná a partir das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP).

Este resultado é fruto da preparação das forças policiais mesmo em um ano de inúmeras dificuldades provocadas pela pandemia do novo coronavírus. “A redução destes crimes no Estado é reflexo de um trabalho de planejamento contínuo, com mais viaturas nas ruas e policiais mais bem preparados”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares. “A nossa preocupação maior, além da redução dos números, é trazer mais segurança para os paranaenses”.

Para o comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o trabalho de planejamento e integração com as demais forças de segurança foram preponderantes para a diminuição dos índices criminais. “Este resultado é fiel ao planejamento que os batalhões têm feito. Nos pautamos nas estatísticas fornecidas pela secretaria e pela própria PMPR, ou seja, as viaturas e as forças são aplicadas nos horários e locais com maior incidência. Com essas operações e patrulhamentos, houve a redução significativa”, destacou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, acrescentou que o profissionalismo e a dedicação dos policiais resultam em investigações qualificadas. “Isso coíbe a prática de crimes. Somada a isso, a integração com outras forças de segurança contribui para a melhoria da segurança pública em todo o Estado. Outro fator importante para a redução é a atuação sistêmica de todas as unidades da Polícia Civil, a integração e a troca de informações permanente”, ressaltou.

ROUBOS – Foram 15.496 roubos a menos no Paraná em 2020. As áreas que registraram as maiores quedas foram a 8ª AISP de Laranjeiras do Sul (-43,2%), a 13ª AISP de Toledo (-37,4%), a 21ª AISP de Cornélio Procópio (-36,6%), a 7ª AISP de Guarapuava (-35,9%), a 1ª AISP de Curitiba (-34,8%), a 17ª AISP de Maringá (-33,9%), a 19ª AISP de Rolândia (-33,2%), a 4ª AISP de Ponta Grossa (-32,3%) e a 2ª AISP de São José dos Pinhais (-32,3%).

A área de Laranjeiras do Sul, que contempla Cantagalo, Goioxim, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Palmital, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond, viu o índice cair de 111 casos (2019) para 63 (2020).

A queda mais tímida nesta modalidade foi na 22ª AISP de Telêmaco Borba (-12,8%), de 811 para 707 casos. Essa área contempla dez cidades: Cândido de Abreu, Curiúva, Figueira, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Sapopema, Tibagi, Ventania e Telêmaco Borba.

O levantamento apontou que os meses de janeiro e fevereiro foram os que tiveram o maior número de ocorrências de roubos em 2020, com 3.803 e 3.909, respectivamente. Ainda assim, o número foi inferior aos mesmos meses de 2019, com 4.022 em janeiro e 4.091 em fevereiro. Agosto (2.262) e dezembro (2.203) apresentaram os melhores resultados.

FURTOS – O balanço mostra que a 14ª AISP (Campo Mourão), que contempla 27 cidades, foi a que teve a maior queda nesta modalidade criminal (-25,8%). Houve diminuição em 21 regiões e um pequeno aumento na 2ª AISP (São José dos Pinhais), na casa de 3%. Em todo o Estado foram 15.786 ocorrências a menos do que em 2019.

Sete áreas ficaram abaixo da variação média do Paraná: a 16ª AISP de Paranavaí (-8,8%), a 4ª AISP de Ponta Grossa (-8,5%), a 17ª AISP de Maringá (-8,3%), a 20ª AISP de Londrina (-5,2%), a 1ª AISP de Curitiba (-5,2%) e a 21ª AISP de Cornélio Procópio (-2,07%).

Também neste caso janeiro e fevereiro registraram a maior quantidade de ocorrências de furtos, com 14.347 e 13.746, respetivamente. A partir do mês de março de 2020, os números passaram a cair. Junho (10.359) e agosto (9.933) foram os meses que tiveram o menor número de ocorrências.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Picture of Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Esporte
Regional
Policial
Geral
Geral
Policial
Policial
Esporte

Em Alta

Policial
Policial
Regional
Esporte
Policial
Esporte
Geral
Geral