Ouça Ao Vivo

2 de agosto de 2025 14:29

Carregando...

Exposição sobre Rádio em Francisco Beltrão

às
Wanderley Silva

Uma rica exposição sobre a história do rádio em Francisco Beltrão foi montada na Rodoviária Sadi José de Marco (a nova, na Água Branca). A abertura oficial, com presença de autoridades, imprensa e demais interessados, é hoje às 9h30 da manhã. Vale a pena conferir. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Departamento de Cultura.

O diretor de Cultura, Vilmar Mazzetto, não sabe informar exatamente quantas peças estão expostas. São centenas. Só os discos de vinil (LPs e compactos) enchem uma mesa. Aparelhos de rádio antigos tem pra escolher e cada um faz lembrar muitas histórias, para cada visitante. Tipos de microfones tem pelo menos seis dos antigos, já há tempo em desuso.

Entre tantas peças, tem até a corneta que estava instalada em cima do prédio da Rádio Colméia, na Praça do Calçadão, na Revolta de 1957, a primeira emissora da cidade, instalada em janeiro de 1956. A exposição conta a história também do surgimento das demais emissoras da cidade, AMs, Educadora e Princesa, e FMs Continental, Onda Sul e Anawin. E a própria Colmeia, que em 1968 mudou para o nome de Princesa.

A exposição é de Francisco Beltrão, mas tem fotos e textos sobre artistas do rádio brasileiro e peças também de outros municípios da região. Ontem, Hélio Alves, diretor da Rádio Ampere, entregou aparelho antigo de rádio e outras informações; também pediu que tivesse alguma referência a Domingos Bertaioli, o pioneiro do rádio em Francisco Beltrão e Ampere.

Vilmar Mazzetto também conta que, na busca por peças antigas, descobriu que em Marmeleiro existiu uma coleção de 300 peças mas, após o falecimento do colecionador, foi vendida para o município de Guarapuava.

Como aconteceu com a exposição sobre moda, também pesquisada pelo Departamento de Cultura, e foi sucesso, teve centenas de visitantes, muita gente de fora vai ver a exposição do rádio. E é um bom programa também para os beltronenses. Vale a pena ir até a Rodoviária com tempo. O local é amplo e agradável e cheio de histórias para quem é mais antigo recordar e para o jovem ficar conhecendo.

Fonte e foto: Jornal de Beltrão

Foto de Wanderley Silva

Wanderley Silva

Locutor/Interativa FM

Veja também

Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento
Policial
Policial
Regional
Policial

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Policial
Pinhal de São Bento
Pinhal de São Bento