Ouça Ao Vivo

17 de julho de 2025 12:24

Carregando...

Estado anuncia capacitações sobre assistência social e socioeducação para 2024

às
Julio Cesar Alves

As secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Justiça e Cidadania (Seju) e Segurança Pública (Sesp) assinaram nesta segunda-feira (18) um protocolo de intenções para formatar dois cursos de formação para profissionais estaduais e municipais das áreas da assistência social e medidas socioeducativas. Eles serão ministrados pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Unioeste, Unicentro e Unespar, além da Universidade Virtual do Paraná (UVPR).

Serão investidos mais de R$ 6 milhões, oriundos do Programa Paraná Seguro, que tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e Conselho Estadual da Assistência Social. São 4.100 vagas, totalizando 480 horas/aula nos dois cursos. As aulas serão online e presenciais.

O curso destinado para as medidas socioeducativas atenderá 913 profissionais que atuam com crianças e adolescentes internados na modalidade semiaberto. São 424 vagas para socioeducação, 450 vagas para técnicos municipais, 10 vagas para servidores da socioeducação, assistência social e conselhos (CEAS/CEDCA) e 23 vagas para servidores dos Núcleos Regionais.

Já para o CapacitaSuas serão 3.187 vagas, todas para técnicos municipais e estaduais. O principal objetivo é levar formação continuada aos gestores que atuam na ponta do atendimento da assistência social.

“Temos profissionais gabaritados nas universidades, com vontade de ajudar os municípios, nossos técnicos e todos aqueles que buscam sempre a melhoria do serviço público. Tenho certeza que todos os gestores municipais se empenharão muito no sucesso desses programas”, destacou o secretário da Sedef, Rogério Carboni.

O coordenador de Gestão do Sistema Socioeducativo da Secretaria da Justiça e Cidadania, Alex Sandro da Silva, disse que a capacitação atenderá a uma demanda de crianças e adolescentes internados e em semi-liberdade. “Esses adolescentes precisam ser acompanhados e o governo estadual tem empenhado todos os esforços para fazer um bom trabalho”, afirmou.

A presidente do Conselho Estadual da Assistência Social, Renata Mareziuzek, disse que o fortalecimento da rede socioassistencial no CapacitaSuas levará mais dignidade aos paranaenses. “Estamos conseguindo atender a uma solicitação antiga dos nossos gestores e acredito que desta forma estamos deixando um legado no fortalecimento da política da assistência social”, disse. O colegiado apoiou a iniciativa com R$ 4,2 milhões.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, a parceria com as universidades estaduais é primordial para a boa execução do projeto. Os cursos estão sendo finalizados nas universidades e as inscrições serão abertas em 2024.

“Essa união entre as secretarias destravou um processo para que pudéssemos contar com a expertise, a vivência e o conhecimento de todo o corpo técnico das universidades”, afirmou. “Temos experiência nos processos de formação e qualificação e tenho certeza que o programa resultará em efetividade de ações, realizações e principalmente de ganho de qualidade no serviço público”.

Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias

Foto de Julio Cesar Alves

Julio Cesar Alves

Jornalista

Veja também

Policial
Policial
Regional
Policial
Regional
Regional
Regional
Regional

Em Alta

Policial
Policial
Policial
Regional
Regional
Regional
Regional
Regional
Geral